- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rumo ao belicismo: banco europeu revê política para financiar mais empresas de defesa

© AP Photo / Yorgos KarahalisUm caça Rafale da Força Aérea Francesa se apresenta durante um show aéreo na base aérea de Tanagra, ao norte de Atenas, Grécia, 18 de setembro de 2022
Um caça Rafale da Força Aérea Francesa se apresenta durante um show aéreo na base aérea de Tanagra, ao norte de Atenas, Grécia, 18 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Nos siga no
O banco francês BNP Paribas flexibilizou sua política sobre "armas controversas" para ampliar o financiamento à indústria de defesa europeia, em meio ao rearmamento impulsionado por tensões geopolíticas e pela pressão por maior produção militar no continente.
De acordo com o Financial Times (FT), o BNP Paribas flexibilizou sua política de financiamento ao setor de defesa, abandonando uma restrição que impedia o apoio à produção e comércio de "armas controversas". A mudança ocorre em meio ao esforço europeu de rearmamento, impulsionado por pressões dos Estados Unidos e uma alegada "ameaça da Rússia", um argumento refutado por Moscou.
A antiga política, em vigor desde 2010, considerava controversas as armas com efeitos indiscriminados e que causam danos indevidos. No entanto, o termo passou a ser visto como excessivamente amplo, podendo incluir tecnologias como certos drones. Com a revisão, o BNP Paribas passou a distinguir entre armas autorizadas por tratados internacionais e aquelas proibidas, o que abre espaço para mais operações financeiras com a indústria de defesa.
Essa flexibilização ocorre em um momento em que bancos europeus se preparam para aumentar os empréstimos a fabricantes de armas. A demanda por financiamento cresce à medida que governos intensificam seus gastos militares e empresas do setor enfrentam desafios para expandir a produção, especialmente os fornecedores menores que dependem de crédito para escalar suas operações.
Fuzil automático americano FN SCAR apreendido do local de eliminação de um grupo de sabotagem ucraniano perto do vilarejo de Kremyanoe, região de Kursk, Rússia, foto publicada em 16 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2025
Panorama internacional
EUA buscam transferir custos da ajuda militar à Ucrânia para a Europa, afirma analista
A Comissão Europeia também se movimentou para facilitar investimentos no setor, anunciando em junho que empresas de defesa — exceto fabricantes de armas proibidas internacionalmente, como minas terrestres — estariam em conformidade com as regras ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) da União Europeia (UE). A medida responde a queixas de que as normas ESG dificultavam o acesso ao crédito bancário, empurrando empresas para o mercado privado.
Na França, sede de grandes fabricantes como Thales, Dassault e Naval Group, a mudança na política do BNP Paribas pode ter impacto significativo. Esses grupos produzem sistemas de drones, radares, caças e submarinos, e estão entre os principais beneficiários potenciais da nova postura do banco.
O BNP Paribas declarou que atualiza regularmente suas políticas setoriais e que a revisão reflete seu compromisso com o financiamento de empresas de defesa, especialmente nos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na Europa.
Outros bancos europeus também estão se reposicionando. O Deutsche Bank, por exemplo, criou uma força-tarefa com cerca de 40 profissionais para focar em defesa e infraestrutura. Desde então, o banco alemão já realizou cerca de 20 transações no setor, incluindo fusões, aquisições e operações de mercado de capitais, mobilizando compromissos na faixa dos bilhões de euros.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала