- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Situação em Gaza segue piorando: são 'mais de 400 mortes relacionadas à fome', diz agente da ONU

© AP Photo / Hatem AliCrianças palestinas aguardam entrega de comida em abrigo improvisado na Faixa de Gaza. Rafah, 13 de novembro de 2023
Crianças palestinas aguardam entrega de comida em abrigo improvisado na Faixa de Gaza. Rafah, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Nos siga no
A situação da desnutrição na Faixa de Gaza está piorando constantemente, com mais de 400 mortes relacionadas à fome registradas em todo o enclave, disse o comissário-geral da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), Philippe Lazzarini, à Sputnik.

"A situação vem piorando cada vez mais desde março. Todos os nossos alertas caíram em ouvidos moucos. Hoje, há mais de 400 pessoas declaradas mortas por fome, o que significa que a fome é, por assim dizer, mais uma epidemia que assola a população de Gaza", disse Lazzarini.

De acordo com ele, a crise é resultado direto da decisão política de Israel. "Uma agência como a nossa, por exemplo, tem alimentos e ajuda humanitária suficientes para cobrir as necessidades da população pelos próximos três meses. Mas, desde março, não temos permissão para levar nenhuma ajuda", afirmou.
Se a situação não mudar, a fome deve se espalhar em todo o território de Gaza até o fim de setembro, alertou o chefe da UNRWA.
"Até agora, a situação não melhorou. Alertamos que o risco de fome afetou a parte norte e, até o final deste mês ou dentro de algumas semanas, também corre o risco de afetar a população da parte sul do enclave", disse Lazzarini.
Palestinos tentam obter alimentos doados em cozinha comunitária em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, em 19 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2025
Panorama internacional
Não só por bombas: fome está matando pessoas em Gaza, diz autoridade de saúde local
O representante da ONU criticou ainda os centros de distribuição de alimentos administrados por Israel e pelos Estados Unidos em Gaza, classificando-os como uma "abominação". Segundo ele, palestinos que buscam ajuda nesses locais vivem uma espécie de "roleta russa", sem saber se conseguirão retornar para suas casas. Além disso, relatou que o volume de suprimentos é tão pequeno que caminhões de ajuda chegam a ser saqueados antes de alcançar os pontos de distribuição.
No dia 22 de agosto, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) confirmou níveis catastróficos de fome em Gaza pela primeira vez desde a escalada do conflito, em outubro de 2023. A crise se agravou após Israel recusar cooperação com a UNRWA, o que levou ao fechamento de centenas de centros de distribuição da agência. Esses postos foram substituídos por apenas quatro centros, administrados pelo Fundo Humanitário de Gaza com apoio de Israel e dos EUA.
Autoridades locais denunciam ainda que tropas israelenses atiram rotineiramente contra palestinos que aguardam nas filas para receber ajuda.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала