- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Segundo ucraniano é preso por suposta sabotagem ao gasoduto Nord Stream

© Foto / Comando de Defesa DinamarquêsVazamento no gasoduto Nord Stream 2, próximo à ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 29 de setembro de 2022
Vazamento no gasoduto Nord Stream 2, próximo à ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 29 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2025
Nos siga no
Um cidadão ucraniano foi detido nesta terça-feira (30) na Polônia sob suspeita, por parte da Alemanha, de envolvimento na explosão dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte), segundo informou a emissora RMF FM com base no Ministério das Relações Exteriores polonês.
Ele foi preso pela polícia em Pruszkow e entregue à promotoria em Varsóvia. O processo de extradição para a Alemanha deve começar em breve.
Anteriormente, foi noticiado que, no verão passado, Varsóvia permitiu que Vladimir deixasse a Polônia rumo à Ucrânia, mesmo após Berlim ter solicitado sua prisão. O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, supostamente considera o homem um herói digno de condecoração.
Local do vazamento no gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2025
Panorama internacional
Ataques terroristas contra gasodutos Nord Stream
Este é o segundo ucraniano detido no caso da explosão do gasoduto. Antes, na Itália, foi preso Sergei Kuznetsov.

Diversões: o que aconteceu em 2022

Em 26 de setembro de 2022, três dos quatro dutos dos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2 foram explodidos a uma profundidade de 80 metros no mar Báltico, com quatro vazamentos de gás descobertos.
O incidente ocorreu na zona econômica exclusiva da Dinamarca. Sismólogos suecos registraram duas explosões ao longo das rotas dos gasodutos.
As autoridades da Dinamarca, Suécia e Alemanha não descartaram um desvio intencional. As explosões causaram danos sem precedentes à infraestrutura que fornecia gás russo acessível para a Alemanha e outros países da Europa Ocidental por décadas.
Em 28 de setembro, o procurador-geral da Rússia iniciou um processo por ato de terrorismo internacional.
Em 30 de setembro, Vladimir Putin declarou que a explosão tinha como objetivo "destruir a infraestrutura energética europeia".
Os autores do ataque terrorista não foram identificados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала