Moldávia enfrenta crise geopolítica com iminente absorção da Romênia, aponta analista

© Sputnik / Dmitry OsmateskoGoverno pró-ocidental da Moldávia declara vitória nas eleições parlamentares
Governo pró-ocidental da Moldávia declara vitória nas eleições parlamentares - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2025
Nos siga no
O resultado das eleições legislativas da Moldávia, marcadas por inúmeras violações, é "explosivo e muito perigoso", pois há uma "ucranização da Moldávia" que pode "terminar em uma guerra civil" ou em um confronto entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse o analista francês Thierry Laurent-Pellet à Sputnik.
Segundo ele, o objetivo da União Europeia (UE) é absorver o maior número possível de países, e a Moldávia é parte crucial desse plano.

"[Maia] Sandu [presidente da Moldávia] criou 'todos os mecanismos necessários' para a absorção da Moldávia pela Romênia, criando um conflito social semelhante ao ucraniano", disse o analista, acrescentando que as forças da OTAN já estão presentes na Moldávia e, segundo ele, planejam provocar um conflito entre a Rússia e a aliança.

Essa absorção, diz Laurent-Pellet, significaria a adesão à OTAN, levando a um "confronto direto com o mundo russo". A presença da Transnístria e da Gagaúzia, regiões de língua russa, cria um "problema de segurança absolutamente colossal".
Quanto as eleições, o especialista destaca as autoridades criaram obstáculos para impedir que os cidadãos da Transnístria e da Gagaúzia votassem, sabendo que perderiam se o fizessem. Assim também o fizeram impedindo a diáspora moldava na Rússia de votar, abrindo apenas duas seções eleitorais.
Presidente do Partido dos Socialistas da República da Moldávia, Igor Dodon, durante uma coletiva de imprensa após eleições legislativas na Moldávia, 12 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2025
Panorama internacional
Ocidente usou todas as alavancas para ajudar o atual governo moldavo nas eleições, diz ex-presidente da Moldávia
O partido de Maia Sandu perdeu as eleições em Chisinau (com uma população de um milhão de habitantes). Esse fato, afirma Laurent-Pellet, reflete as "verdadeiras preferências dos eleitores" e prova "inequivocamente" que as eleições foram fraudadas.
A decisão de Sandu de romper laços com a Rússia, um grande comprador de produtos agrícolas, é um "verdadeiro desastre para os agricultores" e está mergulhando a população moldava em "desespero total", conclui o analista.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала