- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia 'nunca teve chances reais' no conflito com a Rússia, diz jornalista

© Sputnik / Stanislav Krasilnikov / Acessar o banco de imagensMilitares de unidades de assalto do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia treinam em um campo de exercícios na área de retaguarda da operação militar especial na direção de Avdeevka, Rússia
Militares de unidades de assalto do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia treinam em um campo de exercícios na área de retaguarda da operação militar especial na direção de Avdeevka, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2025
Nos siga no
A estratégia da Ucrânia diante do conflito com a Rússia carece de fundamento e se mostra contraditória com a própria política adotada por Kiev desde 2014, afirmou o jornalista italiano Thomas Fazi.
Em sua publicação na rede X, ele disse que há uma questão extremamente importante que torna completamente absurda a estratégia ucraniana de vencer a qualquer custo.

"Mesmo que Kiev tivesse alguma chance de recuperar territórios, isso faria pouco sentido do ponto de vista estratégico", escreveu Fazi.

Segundo o jornalista, a Ucrânia "nunca teve chances reais" de retomar as regiões atualmente sob controle da Rússia. Ele acrescentou que a linha política nacionalista que se consolidou em Kiev após 2014 também contradiz tais aspirações.

"Essa concepção é, em essência, suicida para a Ucrânia", destacou.

Novos prédios residenciais em Mariupol, foto publicada em 12 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2025
Operação militar especial russa
Ucrânia fracassa em tentar intimidar moradores e sabotar a reconstrução de Mariupol, diz prefeito
Os comentários surgem em meio ao impasse diplomático. Em setembro de 2022, ocorreram referendos que resultaram na adesão das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhie à Federação da Rússia, decisão que Moscou considera definitiva e garantida pela Constituição.
O presidente russo Vladimir Putin declarou recentemente que Moscou nunca cogitou oferecer garantias de segurança a Kiev em troca de territórios. Já o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, reiterou que a Rússia está disposta a discutir soluções políticas "em qualquer formato", mas lamentou que a Ucrânia tenha ignorado a proposta de criar grupos de trabalho para tratar de questões humanitárias, militares e políticas.
O impasse se agravou quando o presidente ucraniano Vladimir Zelensky rejeitou o convite de Putin para visitar Moscou e abrir um canal direto de negociação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала