DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas desenvolvem óvulos a partir de células da pele

Embrião humano  - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2025
Nos siga no
A fertilização assistida ganhou novos contornos a partir do uso de células da pele humana.
Pesquisadores da Universidade Oregon Health & Science (OHSU), nos EUA, apontam que é possível reprogramar células somáticas, como as da pele, para se tornarem gametas femininos transformando o núcleos desse tipo de célula em óvulos capazes de dar origem a embriões iniciais.
O estudo, publicado na revista Nature Communications nesta semana, sugere que os óvulos derivados dessas células podem sustentar pelo menos as primeiras etapas do desenvolvimento embrionário.
De acordo com o estudo, o núcleo de uma célula da pele, que contém 46 cromossomos, foi transferido para um óvulo doador previamente esvaziado do seu núcleo.
Para que esse novo óvulo tivesse o número correto de cromossomos (23), os cientistas induziram artificialmente uma divisão celular semelhante à meiose, chamada de mitomeiose.
Entretanto, o estudo reforça que a pesquisa está em estágio inicial e que não há aplicação clínica imediata, pois faltam correções de falhas genéticas e comprovação de segurança para seu uso em reprodução assistida.
Representação artística de óvulo e espermatozoides - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2021
Espermatozoides de roedores 'envenenam' competidores para chegar primeiro ao óvulo, diz estudo
Quando os óvulos reconstruídos alcançaram esse estágio, foram fertilizados com espermatozoides humanos.
Em alguns casos, eles conseguiram se desenvolver até a fase de blastocisto, que é o estágio inicial do embrião, formado por volta do quinto ou sexto dia após a fertilização. No entanto, dos 82 óvulos criados, menos de 10% chegaram à fase de blastocisto.
Além disso, todos os embriões apresentaram algum tipo de anomalia cromossômica, como número incorreto ou erros de emparelhamento, o que impede qualquer possibilidade de gerar uma gestação saudável.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала