- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Entrega de fundos congelados russos à Ucrânia ameaça minar confiança na Europa e no euro, acredita analista

© AP Photo / Jean-Francois BadiasA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa antes da votação do Parlamento Europeu sobre o novo colégio de comissários. Estrasburgo, França, 27 de novembro de 2024
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa antes da votação do Parlamento Europeu sobre o novo colégio de comissários. Estrasburgo, França, 27 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2025
Nos siga no
A entrega de fundos à Ucrânia provenientes dos ativos congelados da Rússia nos países europeus terá como consequência a perda de confiança na Europa e no euro em particular por parte dos investidores estrangeiros do Sul Global, declarou à Sputnik Richard Sakwa, professor emérito de ciência política na Universidade de Kent no Reino Unido.
O analista destacou que os europeus criaram um esquema muito complexo, mas é evidente que isso reduzirá a confiança na Europa como porto seguro para manter ativos soberanos.

Em setembro, a presidente da Comissão Europeia propôs criar um novo "empréstimo de reparação" para financiar a Ucrânia com as receitas provenientes dos ativos russos congelados. Segundo ela, a Ucrânia devolverá o crédito somente depois que a Rússia pague as "reparações".

A entrega de fundos russos a Kiev, apontou o interlocutor da agência, gera um risco enorme, porque nunca se fez algo assim.
Bandeiras da União Europeia balançam ao vento do lado de fora da sede da UE em Bruxelas. Bélgica, 3 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2025
Panorama internacional
UE transfere 4 bilhões de euros à Ucrânia de ativos russos congelados

"A Comissão [Europeia] presidida por von der Leyen elaborou um plano muito complicado para suavizar, reduzir esse risco", ressaltou.

Neste contexto, sublinhou o especialista, este passo da União Europeia (UE) minará a confiança no euro como moeda de reserva.
O professor também observou que na Rússia permanecem importantes ativos de empresas ocidentais que seus proprietários não podem retirar do país.
Trata-se de empresas italianas, francesas, bem como da petroleira britânica British Petroleum, entre outras.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала