- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Vencedor das eleições tchecas alerta: 'Ucrânia não está pronta para entrar na União Europeia'

© AP Photo / Petr David JosekEx-primeiro-ministro Andrej Babis e líder do movimento oposicionista ANO discursa após partido vencer as eleições na República Tcheca. 4 de outubro de 2025
Ex-primeiro-ministro Andrej Babis e líder do movimento oposicionista ANO discursa após partido vencer as eleições na República Tcheca. 4 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2025
Nos siga no
O ex-primeiro-ministro Andrej Babis, líder do movimento oposicionista ANO (Ação dos Cidadãos Insatisfeitos), venceu as eleições parlamentares na República Tcheca realizadas nesta sexta (3) e sábado).
À jornalistas, ele afirmou que a Ucrânia ainda não está apta a ingressar na União Europeia, destacando que o fim do conflito é condição essencial para qualquer avanço nesse processo.
"Vocês não estão prontos para a União Europeia. Vocês precisam primeiro acabar com a guerra. Claro, podemos cooperar com a Ucrânia, mas vocês não estão prontos para a adesão à UE", declarou ao responder a uma pergunta de um jornalista ucraniano após a divulgação dos resultados.
Com 99,48% das urnas apuradas, o ANO conquistou 34,71% dos votos e 80 das 200 cadeiras da Câmara dos Deputados, superando a coalizão governista Juntos, liderada pelo atual primeiro-ministro Petr Fiala, que obteve 23,24%. O Liberdade e Democracia Direta, partido eurocético, ficou com 7,8% dos votos e 15 assentos, enquanto o partido Motoristas por Nós Mesmos conquistou 6,8% e 13 assentos.
Babis deve agora iniciar negociações para formar uma coalizão com esses partidos eurocéticos. A imprensa local prevê que, caso consiga formar governo, a República Tcheca deverá rever sua política de apoio militar à Ucrânia e adotar uma linha de política externa mais alinhada à Eslováquia e à Hungria.
A vitória do ANO foi reconhecida por líderes regionais. O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, parabenizou Babis por telefone e lhe desejou "sorte e sabedoria para transformar a vitória eleitoral em uma nova coalizão governamental".
O presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini, também enviou felicitações e expressou esperança de que o futuro gabinete fortaleça as relações bilaterais e revigore a cooperação no Grupo de Visegrado (Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria).
Fuzil automático americano FN SCAR apreendido do local de eliminação de um grupo de sabotagem ucraniano perto do vilarejo de Kremyanoe, região de Kursk, Rússia, foto publicada em 16 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2025
Panorama internacional
EUA buscam transferir custos da ajuda militar à Ucrânia para a Europa, afirma analista
A relação entre Praga e Bratislava passou por tensões recentes. Em 2024, o governo tcheco suspendeu as consultas intergovernamentais com a Eslováquia, citando divergências sobre temas de política externa, principalmente a ajuda militar a Kiev. Enquanto a República Tcheca foi um dos países europeus mais ativos no fornecimento de armas à Ucrânia, o governo de Fico interrompeu esse apoio logo após assumir o poder no final de 2023.
O primeiro-ministro em exercício, Petr Fiala, reconheceu a vitória do opositor e agradeceu aos eleitores pela participação. "Quero agradecer a todos os cidadãos tchecos que compareceram às urnas. Parabenizo o vencedor das eleições, Andrej Babis, e todos os partidos que conquistaram assentos no novo parlamento", afirmou em pronunciamento transmitido pela televisão pública.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала