- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia procura criar uma ameaça artificial à segurança nuclear, diz representante da usina de Zaporozhie

© Sputnik / Aleksei KudenkoResultado dos disparos na usina nuclear de Zaporozhie
Resultado dos disparos na usina nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2025
Nos siga no
O bombardeio provocativo das tropas ucranianas perto da usina nuclear de Zaporozhie e de Energodar tem como objetivo agravar a situação e intimidar a população civil, disse Yevgenia Yashina, diretora de comunicações da estação, à Sputnik.
De acordo com Yashina, os disparos ocorreram nesta segunda-feira (6) e atingiram a área de uma unidade de bombeiros, localizada a cerca de 1,2 quilômetro do perímetro da usina.

"Esses ataques provocativos têm um único objetivo — criar uma ameaça artificial à segurança nuclear", afirmou ela.

A representante ressaltou que o alvo atingido é vital para a resposta a emergências.

"O ataque à região do corpo de bombeiros, uma instalação crucial para lidar com situações imprevistas, foi um ato abertamente terrorista", acrescentou.

Uma bandeira nacional russa e bandeiras com o logotipo da Rosatom tremulam no canteiro de obras de uma torre de resfriamento na usina nuclear Kursk II, perto da vila de Makarovka, nos arredores de Kurchatov, região de Kursk - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2025
Panorama internacional
Contra o 'colonialismo tecnológico': Rússia impulsiona uma nova era de energia nuclear pacífica
Segundo Yashina, as ações de Kiev e de seus aliados ocidentais "não têm qualquer sentido militar ou tático" e buscam apenas "aumentar a tensão e intimidar a população civil".
A usina nuclear de Zaporozhie, a maior usina nuclear da Europa, já sofreu diversos incidentes desde o início do conflito. Em 23 de setembro, um ataque teria causado a interrupção da linha de alta tensão de 750 kV Dneprovskaya, deixando a usina dependente de geradores a diesel para manter sistemas de segurança.
A usina, situada às margens do rio Dniepre, em Energodar, possui seis reatores de um gigawatt cada. Desde setembro de 2022, todas as unidades estão fora de operação, e desde abril de 2024 permanecem em "modo de desligamento a frio".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала