- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FMI alerta que dívida global superará tamanho da economia mundial até 2029

© AP Photo / Jose Luis MaganaA diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, fala durante uma coletiva de imprensa após a reunião do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (CMFI), durante as Reuniões de Primavera do Banco Mundial/FMI na sede do fundo em Washington, 25 de abril de 2025
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, fala durante uma coletiva de imprensa após a reunião do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (CMFI), durante as Reuniões de Primavera do Banco Mundial/FMI na sede do fundo em Washington, 25 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2025
Nos siga no
O endividamento dos governos deve ultrapassar o tamanho de toda a economia mundial até o final desta década, alertou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.
Ela avisou o mundo das consequências futuras.

"Deixem-me […] começar com uma realidade dura: segundo as projeções, a dívida pública global ultrapassará 100% do PIB mundial até 2029", declarou Georgieva em discurso realizado em Washington.

Segundo a chefe do FMI, o aumento da dívida é impulsionado principalmente pelas economias avançadas e pelos mercados emergentes.

"O crescimento da dívida leva a um aumento nos pagamentos de juros, pressiona o custo do empréstimo, limita outros tipos de gastos e reduz a capacidade dos governos de reagir a choques econômicos", explicou.

Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York, em Nova York, 21 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2025
Panorama internacional
Dívida recorde dos EUA 'confirma a implementação de políticas ruins por Washington', diz analista
Georgieva também afirmou que o crescimento econômico global deve se manter em torno de 3% ao ano no médio prazo — um ritmo mais fraco do que o registrado antes da pandemia de COVID-19 — e que o nível de incerteza internacional continuará elevado.
Durante seu pronunciamento, a diretora-gerente comentou ainda o impacto das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos, dizendo que essas medidas vêm prejudicando a abertura da economia global.
Segundo Georgieva, a abertura do comércio mundial foi significativamente afetada pelas tarifas norte-americanas e o efeito total dessas medidas ainda não foi totalmente sentido.
De acordo com suas estimativas, os Estados Unidos devem enfrentar maiores pressões inflacionárias, o que poderá influenciar a política monetária e o ritmo de crescimento do país. Ao mesmo tempo, outros países poderão receber uma onda de produtos destinados originalmente ao mercado estadunidense, o que, segundo Georgieva, pode "provocar um novo ciclo de elevação tarifária" em diversas partes do mundo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала