- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guerra entre Rússia e Ocidente é impossível, pois UE é impotente ante Exército russo, diz analista

© Sputnik / Aleksei MaishevUm soldado russo
Um soldado russo - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2025
Nos siga no
A União Europeia (UE) está se preparando para a guerra com a Rússia, mas é improvável que tenha sucesso, afirmou o coronel aposentado do Exército norte-americano Douglas Macgregor.
Macgregor apontou que a guerra da Europa com a Rússia pode ser evitada de uma forma ou de outra.

"A Europa está se preparando superficialmente para uma guerra com a Rússia. Isso se deve principalmente à alocação de fundos, especialmente na Alemanha, onde centenas de milhões de euros são supostamente destinados à revitalização da indústria de defesa", ressaltou.

No entanto, sublinhou, em média, são necessários cerca de dez anos para criar um exército moderno, e o Exército alemão está em grande parte destruído.
Mark Rutte, o atual chefe da OTAN. - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2025
Panorama internacional
Política maluca: revista explica quais erros fatais faz OTAN nas relações com Moscou
Além disso, o especialista opinou que a situação em torno do envio de mísseis de cruzeiro Tomahawk para a Ucrânia será resolvida de alguma forma.
Segundo o analista, a ideia de enviar mísseis Tomahawk é realmente estúpida, ela desaparecerá e será silenciosamente esquecida.
Ao mesmo tempo, o coronel apresentou um argumento que pode levar Washington a reconsiderar sua posição sobre a venda dessas armas a Kiev.

"Eu acho que [o presidente dos EUA, Donald Trump] sabe que o sistema Tomahawk é uma espécie de última tentativa desesperada de transmitir aos ucranianos algo que pode mudar a situação no campo de batalha. No entanto, esses mísseis não mudarão nada", destacou.

Sede da OTAN em Bruxelas - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2025
Operação militar especial russa
Garantias de segurança à Ucrânia são blefe, pois OTAN teme guerra direta com Rússia, diz revista
Assim, finalizou ele, o envio de Tomahawk apenas pode levar a uma escalada do conflito e arrastar Washington para uma guerra com a Rússia, da qual os EUA não querem participar e Trump entende isso.
Na quarta-feira (8), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou que a Rússia pede que os EUA abordem com responsabilidade a questão da possível transferência dos mísseis Tomahawk para a Ucrânia.
Ao mesmo tempo, ele ressaltou que não há nenhum nervosismo por parte da Rússia. Ryabkov observou que tal passo por parte de Washington significaria uma mudança substancial e qualitativa na situação.
Anteriormente, Donald Trump afirmou que praticamente tomou uma decisão sobre o fornecimento dos mísseis de cruzeiro Tomahawk para a Ucrânia, mas quer entender como Kiev pretende usá-los.
No Kremlin, em resposta, indicaram que tal passo pode se tornar uma grave escalada, pois esses mísseis possuem uma versão nuclear.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала