DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberta de múmia no México revela segredos do microbioma antigo e dieta pré-hispânica (FOTO)

© Foto / Arqueologia para Vestfália/C. BariszlovichVista aérea do local da escavação
Vista aérea do local da escavação - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2025
Nos siga no
Os restos mortais excepcionalmente bem preservados de um homem que viveu há cerca de 1.000 anos no centro do México revelaram a antiga comunidade de bactérias que habitava seu intestino, escreve a revista Archaeology News.
A revista elabora que o "homem de Zimapán", encontrado em uma caverna na fronteira entre Mesoamérica e Aridoamérica, foi mumificado naturalmente pelas condições secas e estáveis da caverna e estava envolto em um elaborado revestimento funerário.
CC BY 4.0 / PLOS ONE / Os restos encontrados em uma caverna perto de Zimapán, México
Os restos encontrados em uma caverna perto de Zimapán, México - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2025
Os restos encontrados em uma caverna perto de Zimapán, México

"O corpo foi coberto com camadas de esteiras de fibra de maguey e algodão tecido, sugerindo que ele era possivelmente um membro muito respeitado de sua comunidade, provavelmente da cultura Otopame — um dos grupos de caçadores-coletores extintos da região", ressalta a publicação.

Segundo a matéria, os pesquisadores analisaram o tecido intestinal e fezes preservadas da múmia usando sequenciamento do gene 16S rRNA, identificando fragmentos de DNA bacteriano para revelar micróbios intestinais antigos.
A múmia de Zimapán continha famílias bacterianas comuns ainda hoje, como Peptostreptococcaceae e Clostridiaceae, com a presença de Clostridiaceae refletindo semelhanças com outras múmias andinas antigas.
O local na Turquia onde foram encontradas as pães carbonizadas. - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2025
Ciência e sociedade
Pães do século VII com imagem de Cristo revelam rituais cristãos antigos e fé na Anatólia (FOTOS)
Mais uma descoberta notável foi a Romboutsia hominis, uma espécie desconhecida em microbiomas antigos, sugerindo persistência de algumas bactérias intestinais ao longo do tempo nos humanos.
Entretanto, destaca o artigo, o perfil bacteriano diferia do perfil do solo e composto próximos, confirmando que os micróbios eram do corpo e não contaminantes.
Então, a análise mostrou que o estilo de vida, dieta e ambiente influenciaram as bactérias intestinais dos primeiros mesoamericanos.
Micróbios relacionados à digestão de fibras vegetais e insetos indicam que a dieta incluía plantas como agave e insetos, compatível com um estilo de vida seminômade.
Assim, finaliza o material, o pacote funerário bem preservado reflete cuidado ritual, e os esforços de restauração visam preservar essa antiga conexão para o público atual.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала