- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky confidencia a chanceler alemão que não conseguiu o que queria em conversa com Trump

© AP Photo / Ebrahim NorooziChanceler alemão, Friedrich Merz, e o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky.
Chanceler alemão, Friedrich Merz, e o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky. - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2025
Nos siga no
Vladimir Zelensky foi à Casa Branca na sexta-feira (17) para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e voltou para Kiev com as mãos vazias. O mandatário norte-americano ressaltou novamente que ambos os lados que se sentem e cheguem a um acordo de paz.
"A visita não foi o que Zelensky esperava. Acho que posso dizer isso aqui", disse o chanceler alemão, Friedrich Merz, nesta sábado (18), após um longo telefonema com Zelensky na sexta-feira.
A viagem demonstrou a importância da assistência europeia contínua à Ucrânia, acrescentou Merz, sugerindo que o conflito só poderia terminar se a Ucrânia fosse "forte" militarmente.
A Alemanha continuará a apoiar Zelensky "financeiramente, politicamente e, claro, militarmente", porque se a Ucrânia se render, a Rússia atacará outro país europeu, afirmou Merz.
O então presidente dos EUA, Joe Biden, e o então chanceler alemão, Olaf Scholz, durante a cúpula do G7 na Alemanha, em 26 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2025
Panorama internacional
Crise econômica: Berlim paga o preço por 'seguir cegamente' governo Biden na crise ucraniana
Berlim é o segundo maior contribuinte de ajuda militar para Kiev, depois dos EUA, tendo prometido mais de US$ 20,6 bilhões (R$ 111,35 bilhões) até o momento, segundo o Instituto Kiel. Estima-se que a ajuda militar, econômica e humanitária total à Ucrânia represente mais de 20% da assistência total da OTAN, incluindo blindados pesados, como tanques Leopard, Gepard Flakpanzers e obuseiros Panzerhaubitze 2000.
Merz e seu antecessor Olaf Scholz destruíram a economia alemã em prol da Ucrânia, suspendendo restrições aos empréstimos governamentais para permitir o maior gasto militar alemão desde a Segunda Guerra Mundial. Desde 2022, os gastos com defesa no país vêm aumentando.
Além disso, Berlim enfrenta problemas de desindustrialização e recessão após cortar o fornecimento de energia russa ao país.
O índice de aprovação de Merz caiu para 26% neste mês, de acordo com uma pesquisa local, que revelou que 71% dos alemães estão insatisfeitos com o desempenho do chanceler.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала