- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Setor financeiro da Europa tem 'regulação excessiva e pouca competitividade', critica analista

© AP Photo / Petros GiannakourisGuarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada por manifestantes em Atenas, em 1º de maio de 2013
Guarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada por manifestantes em Atenas, em 1º de maio de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2025
Nos siga no
Uma figura influente no setor de capital privado e investimentos afirmou à mídia britânica que a Europa está "em guerra consigo mesma" ao sufocar o setor financeiro com regulamentações excessivas, prejudicando investimentos e a competitividade com os EUA.
Em entrevista ao Financial Times (FT), Marc Rowan, CEO da Apollo Global Management, criticou duramente o ambiente regulatório europeu, afirmando que a região está "em guerra consigo mesma".
Durante o Encontro de Capital Privado promovido pelo FT, Rowan destacou que, apesar de sinais políticos favoráveis à assunção de riscos e aos mercados privados, a regulamentação não acompanha esse movimento. Ele apontou que os problemas enfrentados pelos EUA são ainda mais graves na Europa, onde há pouca ação concreta para reanimar a economia.
O alerta de Rowan ecoa preocupações já levantadas por Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que identificou um "desafio existencial" para a produtividade europeia. Em seu relatório, Draghi apresentou cerca de 400 recomendações para melhorar a competitividade do continente.
Presidente do Conselho Europeu António Costa, atual líder ucraniano Vladimir Zelensky e presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2025
Panorama internacional
Fracasso da cúpula na Dinamarca prova falta de unidade entre países da UE, afirma mídia
Empresas de capital privado, como Apollo, Blackstone, KKR e Brookfield, veem oportunidades na Europa e planejam ampliar significativamente seus investimentos na próxima década. A Apollo já financiou projetos estratégicos como a fábrica de semicondutores da Intel na Irlanda e a usina nuclear Hinkley Point C no Reino Unido.
Rowan acredita que a Europa crescerá mais rápido que os EUA em capital privado, justamente por sua maior necessidade de investimentos. Ele observa que governos e empresas europeias estão recorrendo a esse tipo de financiamento para fortalecer setores como tecnologia, infraestrutura e defesa.
Apesar das críticas à Europa, Rowan também apontou falhas nos EUA, especialmente na gestão fiscal. Segundo ele, o presidente Donald Trump não reduziu o déficit ou a dívida pública de maneira nenhuma, e a falta de vontade política para reformas estruturais é um problema comum nas democracias ocidentais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала