- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cessar-fogo sob pressão em Gaza: Israel e Hamas trocam tiros no enclave, diz mídia

© AP Photo / Jehad AlshrafiPalestinos deslocados inspecionam suas tendas destruídas por bombardeio israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 28 de maio de 2024
Palestinos deslocados inspecionam suas tendas destruídas por bombardeio israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 28 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2025
Nos siga no
O cessar-fogo em Gaza sofreu seu maior revés neste domingo (19), após Israel lançar ataques aéreos no sul do enclave em resposta a uma suposta ofensiva do Hamas. Segundo autoridades israelenses, houve troca hostilidades na área desmilitarizada estabelecida pelo acordo.
O cessar-fogo em Gaza, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como parte de um plano para encerrar o conflito de dois anos entre Israel e o Hamas, entrou em crise após os novos confrontos. Neste domingo, o Exército israelense lançou ataques aéreos no sul do enclave, alegando ter sido alvo de "múltiplos ataques" por parte de militantes palestinos.
Segundo autoridades militares israelenses, os ataques do Hamas incluíram o uso de franco-atiradores e lança-granadas em uma área próxima à chamada linha amarela — zona desmilitarizada definida pelo acordo de trégua, segundo o Financial Times. O Hamas, por sua vez, negou ter violado o cessar-fogo e acusou Israel de agir com base em "pretextos frágeis" para justificar sua ofensiva.
O episódio representa o maior desafio à trégua desde sua implementação, reacendendo as tensões e colocando em risco os esforços diplomáticos para estabilizar a região. A comunidade internacional acompanha com preocupação os desdobramentos, diante da possibilidade de uma nova escalada do conflito.
Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, pede a Netanyahu que retome os combates em Gaza após as violações do cessar-fogo - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2025
Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, pede a Netanyahu que retome os combates em Gaza após as violações do cessar-fogo
O gabinete do primeiro-ministro israelense anunciou a aprovação da primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza proposto pelos Estados Unidos e assinado por representantes de Israel e do grupo palestino Hamas, com mediação de Catar, Egito e Turquia no dia 9 de outubro.
Entretanto, o movimento islâmico afirmou que violações e ataques contínuos da ocupação somam até agora mais de 47 violações documentadas, com 30 pessoas mortas e 143 feridas, o que, na opinião do Hamas, confirma as intenções de Israel de continuar o cerco contra mais de dois milhões de palestinos em Gaza.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала