- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE colombiano rebate declarações 'ofensivas e depreciativas' de Trump dirigidas a Petro

© AP Photo / Ivan ValenciaGustavo Petro, presidente colombiano, no 100º dia de sua administração no gabinete da Casa de Nariño. Bogotá, 15 de novembro de 2022
Gustavo Petro, presidente colombiano, no 100º dia de sua administração no gabinete da Casa de Nariño. Bogotá, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2025
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia classificou declarações dirigidas à Petro como 'ofensivas e depreciativas'. Além de classificar que as acusações como ameaça à soberania nacional.
"Estas acusações constituem um ato da mais alta gravidade e atentam contra a dignidade do presidente do povo colombiano", enfatizou o MRE colombiano.
A entidade rejeitou veementemente as declarações do líder norte-americano e o uso da cooperação internacional como instrumento de interferência nos assuntos internos do país sul-americano. O comunicado foi emitido após Trump acusar a Petro de "ser líder do tráfico ilícito de drogas" e ameaçar intervir "de forma cruel" na Colômbia para combater o narcotráfico.

Novo alvo? Trump chama Petro de 'narcotraficante' e ameaça cortar ajuda à Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou neste domingo (19) o colombiano Gustavo Petro de ser um "traficante de drogas ilegal", alegando que ele favorece a "produção massiva" de entorpecentes.
Petro se tornou o novo foco das críticas do ex-presidente republicano, que está liderando uma operação nas proximidades da costa venezuelana, alegando o combate a cartéis de drogas como justificativa.
Segundo Trump, "o objetivo dessa produção de drogas é a venda de quantidades massivas do produto para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos". A declaração foi publicada na rede social Truth Social, sem a apresentação de evidências.
Em resposta, Petro usou seu perfil na rede X para defender sua atuação no combate ao narcotráfico na Colômbia, além de rebater as acusações de Trump, a quem classificou como "grosseiro e ignorante".
Multidões se reúnem para ouvir o senador Bernie Sanders, independente pelo estado de Vermont, durante um protesto No Kings (Não aos Reis) em Washington, 18 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2025
Panorama internacional
No Kings: milhares protestam nos EUA contra 'autoritarismo de Trump', diz mídia
"Tentar promover a paz na Colômbia não é ser narcotraficante", declarou. O presidente da Colômbia também insinuou que Trump estaria sendo mal informado por seus assessores.
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia classificou as falas de Trump como uma "ameaça direta à soberania nacional ao propor uma intervenção ilegal no território colombiano".
Trump ainda afirmou que Petro "não faz nada para deter" a produção de entorpecentes no país, argumentando que o narcotráfico se tornou o "maior negócio" da Colômbia. Também criticou a popularidade de Petro, dizendo que ele é "mal avaliado" e "muito impopular".
Além disso, Trump declarou que os Estados Unidos irão suspender “pagamentos e subsídios em larga escala” ao país sul-americano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала