- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ciro Gomes volta ao PSDB, faz críticas a Lula e deixa no ar futuro cargo político

© Foto / DivulgaçãoCiro Gomes
Ciro Gomes - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2025
Nos siga no
Ciro Gomes, ex-ministro e ex-governador do Ceará, oficializou nesta quarta-feira (22) sua filiação ao PSDB, uma semana após deixar o PDT. O evento, realizado em Fortaleza, contou com a presença de apoiadores e figuras políticas ligadas ao bolsonarismo.
Durante o discurso, Ciro fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que a atual gestão federal é "a mais corrupta da história".

"Desafio qualquer petista a me contestar. Nós esculhambamos o [ex-presidente Jair] Bolsonaro quando ele começava a liberar emendas na faixa de R$ 30 bilhões por ano. Pois bem, o Lula já liberou este ano R$ 63 bilhões para a roubalheira generalizada."

Ao discursar, ele não confirmou se será candidato a governador, mas prometeu "resgatar o seu estado". "Pelo Brasil eu morro, mas pelo Ceará eu mato", resumiu.
Na última sexta-feira (17), Ciro anunciou à direção do PDT a decisão de deixar o partido, após quase uma década de filiação.
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda, durante a oficialização de sua candidatura à Presidência da República, na convenção nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Brasília (DF), em 20 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2025
Notícias do Brasil
Presidente do PSDB no Ceará confirma entrada de Ciro Gomes no partido
Há pouco menos de um mês, o Partido Liberal (PL), liderado por Valdemar Costa Neto e que tem como principal nome o ex-presidente Jair Bolsonaro, estava próximo de formalizar apoio a Ciro, caso o político buscasse o cargo de governador do Ceará em 2026.
Ele chegou ao evento com o ex-senador tucano Tasso Jereissati, que afirmou que Ciro assumirá a presidência do PSDB no Ceará:

"O Ciro tem duas missões importantíssimas e históricas, uma ao nível nacional: o Ciro vai ajudar a reconstruir um partido que, mais do que nunca, é necessário ao Brasil, um partido de centro, que consiga dialogar com todos." "A outra missão, Ciro, no Ceará, sua terra, onde você foi governador, prefeito, deputado estadual e deputado federal, é reconstruir aqui aquela cultura de alegria, entusiasmo e orgulho de ser cearense", acrescentou Tasso.

Com a entrada para o PSDB, Ciro já se filiou a oito legendas. Antes de sair do PDT, onde estava desde 2015, ele criticou o apoio do partido ao governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Ciro foi candidato a presidente em 1998, 2002, 2018 e 2022, e afirmou que não pretende mais concorrer ao cargo máximo do Executivo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала