- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aumento de 'confrontos' entre China e EUA na área de Taiwan coloca os países à beira da guerra, diz jornal

© Foto / Twitter / Marinha dos EUACaça decola do porta-aviões USS Ronald Reagan durante exercícios no mar do Sul da China
Caça decola do porta-aviões USS Ronald Reagan durante exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2025
Nos siga no
Os EUA e a China estão a um passo da guerra, escrevem Eric Rosenbach, ex-subsecretário de Defesa dos EUA para a Segurança Nacional e Global, e Chris Li, pesquisador do Centro de Ciência e Assuntos Internacionais da Escola Harvard Kennedy, em um artigo de opinião no The New York Times.
Segundo a sua análise, nos últimos anos aumentaram os confrontos entre os EUA e seus aliados com a China na região de Taiwan, "cujo número cresceu acentuadamente".
O jornal detalha que no final de 2022 e em 2023 ocorreram dois incidentes no mar do Sul da China que envolveram aviões militares dos EUA e caças chineses.
"Interceptações arriscadas e encontros inseguros como esses entre as forças aéreas e navais da China, os EUA e aliados americanos têm aumentado nos últimos anos, e parece não haver nenhuma pausa", observam os autores.
"O perigo de um desses incidentes se transformar em um conflito real nunca foi maior. No entanto, em contraste com a era do confronto entre os EUA e a União Soviética, não há praticamente nenhum sistema confiável de comunicação em tempo real entre as forças militares americanas e chinesas para aliviar uma crise inadvertida", acrescenta o artigo.
Vale destacar que a tensão entre os países se agravou após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan em agosto de 2022, realizada apesar dos protestos de Pequim, que viu nessa viagem o apoio de Washington aos independentistas taiwaneses.
Imagens recém-lançadas pelo Departamento de Defesa dos EUA mostram um avião de combate do Exército chinês realizando uma interceptação coercitiva e arriscada contra um avião dos EUA que operava no mar do Sul da China e da China Oriental - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Panorama internacional
Pequim: manobras dos EUA 'são as principais fontes de riscos à segurança marítima e aérea'
Recentemente, o Instituto Chinês para Assuntos Marinhos divulgou um relatório que contesta a legalidade da "liberdade de navegação" promovida pelos EUA, acusando Washington de distorcer o direito internacional e usar força militar para impor interesses geopolíticos, especialmente contra a China.
Além disso, o relatório denuncia os padrões duplos dos EUA em relação à liberdade de sobrevoo em zonas de defesa aérea. Enquanto desafiam a zona de identificação de defesa aérea chinesa, classificam ações semelhantes de outros países como ameaças, evidenciando incoerência em sua postura internacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала