- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Câmara decide cassar os mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia BrasilDeputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante audiência no Congresso Nacional, em Brasília (DF)
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante audiência no Congresso Nacional, em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2025
Nos siga no
Por maioria, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (18) a cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem.
Eduardo perdeu o mandato por excesso de faltas, enquanto Ramagem foi cassado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
No caso de Eduardo Bolsonaro, a medida não implica inelegibilidade automática. Isso só poderá ocorrer se ele vier a ser condenado pelo STF no processo em que é réu, acusado de tentar coagir autoridades judiciais para interferir no julgamento de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A perda do mandato foi declarada com base em um dispositivo da Constituição que determina a cassação de deputados e senadores que faltarem a mais de um terço das sessões deliberativas ao longo do ano legislativo.
Eleito por São Paulo, Eduardo está nos Estados Unidos desde o início de 2025. A justificativa dada pelo debutado sobre a mudança é evitar o que chama de perseguição política e judicial no Brasil. Mesmo fora do país, tentou manter o mandato à distância e evitar o registro das ausências, mas não obteve êxito.
Deputados federais no plenário da Câmara durante discussão de propostas em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Panorama internacional
Câmara gastou R$ 419 mil com Ramagem, Eduardo Bolsonaro e Zambelli em 1 mês, afirma mídia
De acordo com a Câmara, houve 78 sessões deliberativas em 2025. Eduardo esteve ausente em 63 delas, o equivalente a cerca de 81% do total. Embora o regimento preveja que a análise das faltas ocorra apenas em março do ano seguinte, Hugo Motta decidiu antecipar a avaliação, afirmando que o deputado já havia ultrapassado o limite constitucional.
"Ele está fora do país por decisão própria. Foi para os Estados Unidos e não tem comparecido às sessões. É inviável exercer o mandato parlamentar fora do território nacional" afirmou o presidente da Câmara.
Antes da cassação, Eduardo Bolsonaro já havia enfrentado outros entraves administrativos. Ele foi impedido de votar remotamente, não conseguiu usar uma indicação à liderança da minoria para justificar ausências e teve o salário suspenso por decisão do STF. Além disso, foi inscrito na Dívida Ativa da União por aproximadamente R$ 14 mil referentes a débitos com a Câmara.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала