DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pesquisadores brasileiros descobrem pegadas de dinossauros na Amazônia

© Foto / SWNS / Màrcio L. Castro'Bisavô' dos dinossauros que viveu na América do Sul há 230 milhões de anos é encontrado no Brasil
'Bisavô' dos dinossauros que viveu na América do Sul há 230 milhões de anos é encontrado no Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2025
Nos siga no
Novidades sobre dinossauros na Amazônia brasileiras foram reveladas por um estudo realizado durante 14 anos pela Universidade Federal de Roraima neste sábado (25).
A confirmação de que as crateras eram pegadas de dinossauros foi feita recentemente e a estimativa da pesquisa é que os dinossauros habitaram a região há 110 milhões de anos.
As pegadas foram encontradas em Bonfim, em uma área atualmente ocupada por comunidades indígenas e propriedades rurais, fronteira entre Brasil e Guiana.
As pegadas foram notadas pela primeira vez em 2011 e segundo o estudo há marcas de dinossauros gigantes e velociraptors.
Asteroide colidindo com a Terra (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2021
Estudo sugere que queda de asteroide que extinguiu dinossauros criou a floresta Amazônica de hoje
Com a descoberta a universidade projeta a criação de um parque geológico no local, devido ao potencial para novos estudos na área.
Atualmente, os fosseis de dinossauros mais antigos conhecidos têm cerca de 230 milhões de anos e foram descobertos no Brasil, na Argentina e no Zimbábue.
Estudos geológicos estimam que a Terra era dividida em dois mega continentes, Entre 300 e 200 milhões de anos atrás: Laurásia e Gondwana. A Gondwana estava ao sul do mundo e concentrava mais de 80% do território terrestre, incluindo África, Américas, Antártida e o sudeste asiático.
No centro do território, Amazônia e Saara se encontravam, de acordo com os estudos, um ambiente fértil para a evolução de dinossauros.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала