A criatura de 8 metros é o novo membro de um amplo grupo de répteis antigos chamado Carcharodontosauridae.
De acordo com um estudo publicado pela fonte científica PLOS, a descoberta é significativa por contribuir para a compreensão do meio ambiente na Terra durante o período inicial do Cretáceo, de 146 a 100 milhões de anos atrás.
O réptil gigante recém-descoberto tem quatro vezes o comprimento de outro formidável raptor da era jurássica, o velociraptor.
— Phys.org (@physorg_com) October 9, 2019
Conheça o Siamraptor suwati, uma nova espécie de dinossauro predador gigante da Tailândia.
Os restos desenterrados, que supostamente pertencem a pelo menos quatro espécimes da nova espécie, incluem fósseis de crânio, coluna vertebral e quadril. A criatura foi apelidada de Siamraptor suwati, em homenagem à Tailândia e a Suwat Liptapanlop, um benfeitor tailandês do grupo de pesquisa.
O Siamraptor suwati é o primeiro fóssil carcharodontosauriano definitivo encontrado no sudeste da Ásia, diz o estudo. Restos de dinossauros fossilizados foram encontrados na província tailandesa de Nakhon Ratchasima. Segundo os paleontologistas, o grande comedor de carne pertencia a um grupo de dinossauros predadores considerável que habitou o nosso planeta durante os períodos Jurássico e Cretáceo.
Os pesquisadores acreditam que essa criatura anteriormente evoluiu e divergiu de outros membros do grupo Carcharodontosaurus. Os paleontologistas também sugerem que o Siamraptor suwati possivelmente caçou répteis menores em pelo menos três continentes pelo início do Cretáceo.