- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Equador defende proposta de instalar bases estrangeiras no país

© AP Photo / Jacquelyn MartinO secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o presidente do Equador, Daniel Noboa (à direita), apertam as mãos no palácio presidencial em Quito, Equador, 4 de setembro de 2025.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o presidente do Equador, Daniel Noboa (à direita), apertam as mãos no palácio presidencial em Quito, Equador,  4 de setembro de 2025.
 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2025
Nos siga no
O presidente do Equador, Daniel Noboa, defendeu em uma entrevista de rádio nesta terça-feira (28) que futuras bases militares estrangeiras no país não implicará em uma "entrega de soberania", como afirmam os críticos das propostas.
Segundo ele, esses espaços serão locais estratégicos para a segurança e o controle ambiental, acrescentando ainda que os acordos serão regidos estritamente pelas leis nacionais e permanecerão sob controle do governo.
No entanto, Noboa confirmou que a decisão final será tomada pela população em um referendo no dia 16 de novembro. O presidente afirmou que os locais ideais para o projeto seriam a Ilha Baltra, nas Galápagos, e Salinas, na província de Santa Elena.
Embora tenha defendido que o principal objetivo dessas bases é fortalecer a vigilância marítima e combater diversas atividades ilícitas, ele também admitiu que as bases poderiam envolver países com interesses específicos na região, mencionando o interesse dos Estados Unidos em controlar o fluxo de drogas em direção ao seu território e garantir a segurança fronteiriça.
Um dos bombardeiros estratégicos russos Tu-160 na base aérea de Waterloof, na África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2022
Panorama internacional
Kremlin comenta declarações dos EUA sobre implantação de bases militares russas na América Latina
O Equador não abriga nenhuma base militar dos Estados Unidos desde que o então presidente Rafael Correa decidiu não renovar o acordo que permitia a Washington operar uma Base de Operações Avançada (FOL) na Base Aérea de Manta, programa que funcionou de 1999 a 2009.
O embaixador dos EUA no Equador, Art Brown, esteve no arquipélago de Galápagos, em março de 2025, e salientou a importância de fazer acordos de cooperação em segurança — alguns meses após o Conselho de Governo das Galápagos ter aprovado, pela primeira vez, a entrada de navios de guerra norte-americanos nas ilhas, sob a justificativa de combate ao narcotráfico.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала