DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

China pode superar EUA em 'corrida lunar', diz analista

© AFP 2023Lançamento de foguete Longa Marcha 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China, em 15 de setembro de 2016
Lançamento de foguete Longa Marcha 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China, em 15 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2025
Nos siga no
Uma "corrida lunar" inicia-se entre os EUA e a China, sendo que o país asiático tem todas as chances para se tornar o líder, disse à Sputnik o perito em ciências espaciais russo Yevgeny Styopin.
O diretor do Centro de Pesquisa Espacial e Tecnologias da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear, Yevgeny Styopin, acha que agora é possível marcar a presença de uma "corrida lunar" entre os Estados Unidos e a China.
O especialista menciona a execução metódica e sistemática do programa espacial chinês como o fator objetivo principal que explica a atual liderança da China na exploração da Lua.
"A China completou testes terrestres críticos de todos os componentes-chave do programa, incluindo o módulo lunar e o foguete", afirma especialista.
Apontando para o fato do encerramento bem-sucedido da primeira etapa lunar do programa espacial chinês, Styopin destacou que os chineses prepararam foguetes portadores, realizaram testes da nave espacial Longa Marcha-10 (ChangZheng-10), ensaiaram a aterrissagem do módulo lunar em condições de microgravidade e, além disso, usaram um veículo não tripulado para tirar uma amostra do solo da Lua e o trazer para a Terra.
Foguete chinês sendo lançado ao espaço (foto arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2022
Panorama internacional
China lança pela 1ª vez 5 satélites ao espaço desde plataforma flutuante (VÍDEO)
Em 30 de outubro, o chefe interino da NASA, Sean Duffy, disse que os EUA não permitirão que a China se antecipe e anunciou o novo programa lunar Artemis-3. Em 2026, os EUA vão enviar quatro astronautas para a órbita ao redor do satélite da Terra e, em 2027, farão o primeiro pouso lunar tripulado desde o programa Apollo de 1969.
O projeto prevê o uso de duas espaçonaves, reabastecimento orbital e outros elementos complexos, cujo uso será um ensaio para uma futura expedição a Marte.
De acordo com o mapa da rota, os americanos deveriam pousar astronautas na Lua mais rapidamente e realizar pesquisas lá, mas, devido à complexidade e ao alto custo das soluções tecnológicas, muitos pontos ainda não foram resolvidos, e nesse contexto são possíveis atrasos e adiamentos constantes, relatou Styopin.

"E, como resultado, os americanos podem perder a 'corrida lunar' para a China", concluiu o especialista.

No início de outubro, o membro da Academia Chinesa de Ciências de Engenharia Long Lehao disse que o foguete chinês Longa Marcha-10, que está sendo desenvolvido para uma missão tripulada à Lua, alcançou um progresso fundamental nos testes. Até 2030, a China planeja pousar seus astronautas na superfície da Lua para realizar pesquisas científicas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала