- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã e Rússia firmam acordo para criar 1º consórcio marítimo conjunto, diz embaixador

© AP PhotoO navio-tanque Sun Arrows carrega gás natural liquefeito (GNL), do projeto Sakhalin-2, no porto de Prigorodnoe, na Rússia, 29 de outubro de 2021
O navio-tanque Sun Arrows carrega gás natural liquefeito (GNL), do projeto Sakhalin-2, no porto de Prigorodnoe, na Rússia, 29 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2025
Nos siga no
O Irã e a Rússia chegaram a um acordo para criar o primeiro consórcio marítimo conjunto, informou neste domingo (9) o embaixador iraniano em Moscou, Kazem Jalali.
"Irã e Rússia concordaram em criar o primeiro consórcio conjunto de transporte marítimo", anunciou Jalali nas redes sociais.
Segundo o diplomata, o acordo é resultado das negociações bilaterais realizadas nos dias 6 e 7 de novembro na cidade russa de Makhachkala, que contaram com a participação de representantes de grandes empresas e autoridades de ambos os países.
Esta foto fornecida pela Força Aérea dos EUA mostra o lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado durante um teste de desenvolvimento (foto e arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2025
Panorama internacional
Testes nucleares dos EUA acirram tensões e fortalecem laços Rússia–China–Irã, apontam especialistas
Durante o encontro, foi definido o modelo estrutural e o marco do consórcio, e as partes se comprometeram a preparar os detalhes técnicos e o texto oficial do acordo nas próximas semanas.
Jalali destacou que o "objetivo estratégico" da criação desse consórcio é impulsionar o comércio bilateral, o setor de transporte e o trânsito de mercadorias, fortalecendo as rotas marítimas entre a Rússia e o Irã.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала