- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Investigação alemã sobre a explosão dos gasodutos Nord Stream ameaça minar apoio à Ucrânia, escreve mídia

© Sputnik / Sergei Guneev / Acessar o banco de imagensDuto do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2)
Duto do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2025
Nos siga no
Por causa do atentado terrorista, a Alemanha fixou preços altos para os combustíveis e qualquer audiência judicial sobre o tema "vai piorar ainda mais as relações" da Ucrânia com seu maior patrocinador, escreve o The Wall Street Journal.
Autoridades policiais e da Procuradoria da Alemanha teriam reconstruído uma "imagem clara" da operação, que envolveu o ataque aos gasodutos sob a liderança direta de Zaluzhny, aponta o jornal.
Fontes em Kiev confirmaram ao jornal que a Polônia colaborou com a Ucrânia na fuga de um dos suspeitos, um mergulhador ucraniano localizado por investigadores alemães em território polonês. Ele teria sido transportado de volta à Ucrânia em uma BMW preta com placas diplomáticas, conduzida por um adido militar ucraniano baseado em Varsóvia.
Assim, os investigadores alemães estão preparando pedidos de prisão contra três militares da unidade especial ucraniana e quatro veteranos especializados em mergulho profundo.
A motivação da operação, segundo fontes citadas na reportagem, seria prejudicar os lucros da Rússia com a exportação de petróleo e enfraquecer seus laços econômicos com a Alemanha.

Nord Stream (1.224 km) e Nord Stream 2 (1.200 km) são gasodutos da Rússia para a Europa, que passam sob o mar Báltico, permitindo que o fornecimento de gás contorne os países de trânsito.

Diversões: o que aconteceu em 2022

Em 26 de setembro de 2022, três dos quatro dutos dos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2 foram explodidos a uma profundidade de 80 metros no mar Báltico, com quatro vazamentos de gás descobertos.
O incidente ocorreu na zona econômica exclusiva da Dinamarca. Sismólogos suecos registraram duas explosões ao longo das rotas dos gasodutos.
As autoridades da Dinamarca, Suécia e Alemanha não descartaram um desvio intencional. As explosões causaram danos sem precedentes à infraestrutura que fornecia gás russo acessível para a Alemanha e outros países da Europa Ocidental por décadas.
Em 28 de setembro, o procurador-geral da Rússia iniciou um processo por ato de terrorismo internacional.
Em 30 de setembro, Vladimir Putin declarou que a explosão tinha como objetivo "destruir a infraestrutura energética europeia".
Os autores do ataque terrorista não foram identificados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала