- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Fracasso da operação britânica com caça russo expõe risco de conflito direto entre Rússia e OTAN, diz especialista

© Sputnik / Aleksei VitvitskyBandeiras da União Europeia (UE) em frente à Comissão Europeia, em Bruxelas
Bandeiras da União Europeia (UE) em frente à Comissão Europeia, em Bruxelas - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2025
Nos siga no
O militar saudita e especialista em segurança, Abdullah Al-Shaya, em entrevista à Sputnik, classificou como uma grave provocação a fracassada tentativa do Reino Unido de capturar um caça russo MiG 31, equipado com o míssil hipersônico Kinzhal.
Segundo o especialista, o insucesso da operação expôs os métodos de Londres e reforçou a posição da Rússia no cenário internacional. Moscou conseguiu transformar o episódio em um recurso estratégico e midiático, apresentando-se como capaz de enfrentar tanto a guerra militar quanto a psicológica e de inteligência.

Al-Shaya destacou que a ação tinha caráter psicológico e informativo, com o objetivo de minar a confiança dentro da Força Aeroespacial da Rússia e desacreditar aeronaves modernas como o MiG 31.

O especialista alerta que o envolvimento britânico aumenta o risco de confronto direto entre Rússia e OTAN, mina perspectivas de negociação e acelera a corrida armamentista, ampliando a tensão global.
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) disse nesta terça-feira (11) que frustrou a operação da inteligência militar ucraniana e de seus supervisores britânicos para sequestrar o caça russo MiG-31 com o míssil Kinzhal.
De acordo com o FSB, a Diretoria Principal de Inteligência (GUR) tentou aliciar pilotos russos, prometendo-lhes três milhões de dólares (cerca de R$ 15,9 milhões), e planejava enviar o MiG-31 para a base da OTAN em Constanta, na Romênia, onde poderia ser abatido por meios antiaéreos, criando assim uma provocação. Kiev também ofereceu ao piloto a cidadania de um dos países ocidentais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала