Força Aérea da China exibe avançado drone de combate GJ-11 em voo com caça J-20 (VÍDEO)
11:12 11.11.2025 (atualizado: 17:03 11.11.2025)

© AP Photo / Kin Cheung
Nos siga no
A China divulgou novas imagens oficiais do veículo aéreo de combate não tripulado GJ-11 voando ao lado de um caça J-20 e uma aeronave de guerra eletrônica J-16D, marcando o 76º aniversário da Força Aérea do Exército Popular de Libertação (ELP).
O vídeo, publicado recentemente pela mídia estatal chinesa, inclui cenas do drone demonstrando uma estrutura de asa voadora operando ao lado de um caça furtivo J-20, ressaltando seu papel pretendido como parte das formações avançadas de combate aéreo da China.
O GJ-11, conhecido por seu apelido Sharp Sword, está entre os mais avançados veículos aéreos de combate não tripulados da China. O referido drone de ataque furtivo é capaz de atacar alvos estratégicos sem ser detectado.
First time GJ-11 stealth attack drone has been shown during flight.
— Zhao DaShuai 东北进修🇨🇳 (@zhao_dashuai) November 11, 2025
Accompanied by J-20 and a J-16. The GJ-11 is extremely stealthy.
Within the 2 internal weapons bay, it can carry 8 small diameter bombs or 2x 1000kg class precision guided bombs, as well as various missiles.… pic.twitter.com/aLfCl7onE6
O GJ-11 é projetado para operar ao lado do J-20, principal caça furtivo da China. O emparelhamento reflete uma mudança mais ampla em direção ao que as autoridades de defesa na China descreveram como "equipe tripulada-não-tripulada", integrando aeronaves operadas remotamente para expandir o alcance, a capacidade de ataque e a sobrevivência das formações de caças tripulados. Neste conceito, o sistema não tripulado realiza missões como vigilância, ataque eletrônico ou ataques diretos, reduzindo o risco para o caça e seu piloto, detalha o Defense Blog.

