- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Cientista político dos EUA indica cenários para o futuro da Ucrânia, OTAN e União Europeia

© AP Photo / Rahmat GulUm soldado britânico da Missão de Apoio Resoluto liderada pela OTAN chega ao local de um ataque em Cabul, Afeganistão, 25 de março de 2020
Um soldado britânico da Missão de Apoio Resoluto liderada pela OTAN chega ao local de um ataque em Cabul, Afeganistão, 25 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Nos siga no
O cientista político norte-americano e professor da Universidade de Chicago John Mearsheimer deu uma palestra no Parlamento Europeu, na qual apresentou cinco cenários para o futuro da Ucrânia e da UE, detalha a The European Conservative.
"O cenário mais provável é uma vitória de Moscou, que consolida grande parte do território ucraniano, enquanto o resto do país se torna um Estado falido dependente da Europa", cita o artigo as palavras do professor.
Como o "resultado menos ruim" para a Ucrânia ele indicou o reconhecimento por Kiev da perda da Crimeia e das regiões orientais para que os ucranianos parem de morrer "em uma guerra que eles não podem vencer".
No entanto, Mearsheimer alertou que o cessar-fogo não acabaria com as tensões entre a Rússia e a Europa e listou seis potenciais pontos quentes futuros: o Ártico, o mar Báltico, Kaliningrado, Belarus, Moldávia e o mar Negro.
"A Europa continuará a ser um continente perigoso", sublinhou.
OTAN considera posicionar tropas germano-holandesas perto da Rússia, segundo mídia - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2025
Panorama internacional
OTAN está trabalhando no cenário de bloqueio de Kaliningrado, diz vice-chanceler russo
O professor também listou a retirada de tropas dos EUA da UE e o enfraquecimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como cenários possíveis. Os EUA, de acordo com ele, já estão se voltando para a Ásia, com o chefe da Casa Branca, Donald Trump, "não estando interessado em salvar a Europa, e se Washington sair, a OTAN se desmoronará".
Além disso, Mearsheimer previu um período de instabilidade dentro da própria UE.
"Quando a derrota chegar, o jogo de acusações começará. Os europeus vão se culpar uns aos outros, e como resultado o continente vai se tornar mais dividido, mais pobre e menos seguro", concluiu ele.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, enfatizou anteriormente que a Rússia está pronta para discutir com a Ucrânia os aspectos políticos da solução do conflito e trabalhar em qualquer formato, enquanto Moscou ainda não recebeu uma resposta de Kiev sobre a proposta de criar três grupos de trabalho para uma consideração mais específica das questões humanitárias, militares e políticas levantadas pela parte russa durante a terceira rodada de negociações com a Ucrânia em Istambul, na Turquia, em julho.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала