DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Penteado milenar: máscara feminina revelada por cientistas na Tunísia tem detalhe fenomenal (FOTOS)

© Foto / Pixabay / Drahunkas Cartago, município em Tunis, na Tunísia (foto referencial)
Cartago, município em Tunis, na Tunísia (foto referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Nos siga no
Uma equipe arqueológica na Tunísia desenterrou uma máscara de mármore feminina com um penteado de estilo fenício, datada do final do século IV a.C. e descrita como única em forma e simbolismo, escreve o portal Arkeonews.
O portal elabora que a descoberta oferece novas perspectivas sobre o mundo artístico e espiritual da civilização púnica e sua devoção aos deuses Tanit e Baal Hammon.
© Foto / Ministério da Cultura da TunísiaRara máscara de mármore do século 4 a.C. de uma mulher fenícia desenterrada em Cartago.
Rara máscara de mármore do século 4 a.C. de uma mulher fenícia desenterrada em Cartago. - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Rara máscara de mármore do século 4 a.C. de uma mulher fenícia desenterrada em Cartago.

"A máscara de mármore esculpida a partir de um único bloco de mármore branco fino retrata um rosto feminino sereno, emoldurado por um elaborado penteado fenício, e esse penteado — comum na escultura fenícia e em bens de luxo — simbolizava status e devoção religiosa entre as elites púnicas", ressalta a publicação.

Segundo a matéria, a máscara demonstra uma pureza estilística que a torna um dos exemplos mais raros de arte retratística púnica já descobertos.
Escavações da cidade perdida Aguada Fênix, no México - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2025
Ciência e sociedade
Descoberta no México desafia história maia com complexo científico e ritual de 3 mil anos (FOTOS)
Provavelmente esteve em um santuário ou sobre um altar, como parte de um ex-voto ritual dedicado ao poder feminino divino.

Então, sublinha o artigo, análises laboratoriais preliminares indicarão a origem do mármore e traços de pigmentos antigos visíveis em sua superfície, sugerindo uma fonte de pedreira no Mediterrâneo Oriental e fortalecendo a ideia de comércio contínuo entre Cartago e cidades fenícias.
© Foto / Ministério da Cultura da TunísiaMáscara da mulher revelada na Tunícia.
Máscara da mulher revelada na Tunícia. - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Máscara da mulher revelada na Tunícia.
Cabe enfatizar que o Tophet de Cartago funcionou como um recinto sagrado a céu aberto entre os séculos VIII a.C. e II a.C., revelando um complexo panorama ritual dedicado a Tanit e Baal Hammon.
Além disso, a peça sugere que uma família aristocrática encomendou a obra para proteção divina ou gratidão pela prosperidade.
Dessa forma, continua o material, a descoberta amplia a compreensão desse centro espiritual, pois o mármore refinado indica circulação de símbolos e estilos entre culturas.
Assim, finaliza a publicação, a face serena preserva a memória de uma tradição religiosa que moldou a identidade púnica, evidenciando o entrelaçamento entre arte, fé e poder na região mediterrânea.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала