Justiça italiana agenda para 27 de novembro audiência sobre extradição de Carla Zambelli
Justiça italiana agenda para 27 de novembro audiência sobre extradição de Carla Zambelli
Sputnik Brasil
A Justiça da Itália marcou para 27 de novembro a audiência que avaliará o pedido de extradição da deputada licenciada Carla Zambelli. A parlamentar foi... 14.11.2025, Sputnik Brasil
O Ministério Público italiano já se manifestou a favor da extradição e a decisão da corte deve ser comunicada nos dias seguintes. Depois disso, ainda caberá recursos, mas a palavra final será do Ministério da Justiça da Itália.Zambelli está presa na penitenciária feminina de Rebibbia desde 29 de julho, por decisão da Justiça italiana, que determinou a medida diante do alto risco de fuga da parlamentar. A parlamentar foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por atuar na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a condenação, a deputada licenciada fugiu para a Itália, mas foi encontrada pelas autoridades, após ser incluída como foragida na lista da Interpol.Zambelli também foi condenada pelo STF pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, além de pagamento de multa correspondente a 400 salários-mínimos vigentes à época dos fatos (2022), com devida atualização monetária.A decisão também determinou a perda do mandato parlamentar, a ser efetivada após o trânsito em julgado da condenação, quando não houver mais possibilidade de recurso.
A Justiça da Itália marcou para 27 de novembro a audiência que avaliará o pedido de extradição da deputada licenciada Carla Zambelli. A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e presa no país europeu após ser considerada foragida.
O Ministério Público italiano já se manifestou a favor da extradição e a decisão da corte deve ser comunicada nos dias seguintes. Depois disso, ainda caberá recursos, mas a palavra final será do Ministério da Justiça da Itália.
Zambelli está presa na penitenciária feminina de Rebibbia desde 29 de julho, por decisão da Justiça italiana, que determinou a medida diante do alto risco de fuga da parlamentar. A parlamentar foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por atuar na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli também foi condenada pelo STF pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, além de pagamento de multa correspondente a 400 salários-mínimos vigentes à época dos fatos (2022), com devida atualização monetária.
A decisão também determinou a perda do mandato parlamentar, a ser efetivada após o trânsito em julgado da condenação, quando não houver mais possibilidade de recurso.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.