- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Castro promete novas operações contra o crime ainda em 2025

© Foto / Joédson Alves/Agência BrasilO governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro fala com jornalistas na saída do ministério da Defesa, após reunião com ministro, José Mucio, em 25 de outubro de 2023, em Brasília
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro fala com jornalistas na saída do ministério da Defesa, após reunião com ministro, José Mucio, em 25 de outubro de 2023, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2025
Nos siga no
Em entrevista à revista Veja, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que novas ações policiais estão previstas ainda para este ano em áreas dominadas por facções criminosas.
Após a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro, Castro disse que seu governo já trabalha em um plano para novas operações contra o crime organizado fluminense. A promessa é apresentar o documento até 20 de dezembro.
Segundo o governador, a iniciativa acompanha a proposta da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas: um plano de retomada de territórios. "A partir de agora, essa será uma prioridade", disse.
Mais de uma dezena de novas operações estão programadas, mas nem todas seguirão o formato da realizada em 28 de outubro, que deixou 121 mortos, sendo quatro policiais, e se tornou a mais letal do Brasil.

"A operação nos dois complexos veio após um ano de investigação e sessenta dias de planejamento. Agora, a gente vai trabalhar em alto grau no que considero as duas grandes formas de terror: o armamento bélico pesado de que essas quadrilhas dispõem e as barricadas que elas colocam pelo caminho, um claro impedimento ao direito de ir e vir das pessoas."

Para o governador, a ação nos complexos da Penha e do Alemão marcou uma nova era na segurança pública brasileira "em que o Brasil se articula em prol da segurança". Nesse ponto, ele elogiou a recepção do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, do escrito emergencial criado que une governo federal e estadual, e disse que no futuro, o estado do Rio de Janeiro precisará "da colaboração de todas as esferas de poder".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала