- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Tarifaço: Mauro Vieira diz que Brasil e EUA devem chegar em acordo provisório nos próximos dias

© Foto / Freddie Everett / US. Department of State via Ministério das Relações ExterioresO ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira (à esq.), em encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio (à dir.), em outubro de 2025
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira (à esq.), em encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio (à dir.), em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2025
Nos siga no
O Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o país deve chegar a um acordo provisório com os Estados Unidos sobre o tarifaço nos próximos dias. Segundo o chanceler, há vontade das duas partes em achar uma solução para o imbróglio comercial.
Vieira esteve em Washington, capital dos EUA, para uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O encontro de hoje se soma aos dois durante o G7, no Canadá, na última quarta-feira (12).
Em conversa com a imprensa, o chanceler brasileiro disse que houve uma reunião virtual com autoridades da Casa Branca em 4 de novembro, na qual o Brasil apresentou uma resposta detalhada aos questionamentos feito pelo governo norte-americano em 16 de outubro.
"Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam", disse Vieira, enquanto Rubio destacou que este retorno deve acontecer "muito rapidamente".
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, ouve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sessão especial de abertura da primeira reunião de sherpas da presidência brasileira do BRICS, no Palácio Itamaraty. Brasília (DF), 26 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2025
Notícias do Brasil
Entre o otimismo e a cautela: como deve ser visto o breve encontro entre Vieira e Rubio?
O acordo provisório deve perdurar por até dois anos, quando um tratado definitivo e abrangente deve ser estabelecido entre as duas partes.
"É uma demonstração do interesse do governo americano em solucionar as questões pendentes e de se aproximar do Brasil."
Durante conversa com o secretário de Estado, o ministro afirmou que Rubio disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia gostado da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Malásia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала