- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia britânica afirma que escândalo de corrupção desestabilizou regime de Zelensky na Ucrânia

© AP Photo / Efrem LukatskyVista aérea do antigo Mosteiro Ortodoxo das Cavernas, que foi fechado pela quarentena imposta pela pandemia de COVID-19, em Kiev, Ucrânia, 13 de abril de 2020
Vista aérea do antigo Mosteiro Ortodoxo das Cavernas, que foi fechado pela quarentena imposta pela pandemia de COVID-19, em Kiev, Ucrânia, 13 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2025
Nos siga no
O maior escândalo de corrupção já registrado na Ucrânia desestabilizou o regime de Kiev, afirmou neste sábado (15) o jornal britânico Financial Times. Segundo a publicação, políticos ucranianos já se preparam para novas revelações de fraudes no governo.
"A administração de Vladimir Zelensky foi envolvida no maior escândalo de corrupção desde que ele assumiu o cargo, o que desestabilizou a liderança em Kiev", escreve o Financial Times.
O jornal destaca que a revelação do esquema de corrupção provocou uma onda de indignação pública e forçou Zelensky a "mudar de tática", embora em julho o partido do presidente, Servo do Povo, tenha tentado retirar a independência dos órgãos anticorrupção do país.
Noruega não pode garantir que sua ajuda para a Ucrânia não enfrentou corrupção, diz chancelaria - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2025
Noruega não pode garantir que sua ajuda para a Ucrânia não enfrentou corrupção, diz chancelaria
O Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em inglês) informou em 10 de novembro que está conduzindo uma ampla operação no setor de energia e divulgou fotos de bolsas de moeda estrangeira apreendidas durante a ação. O deputado Yaroslav Zheleznyak afirmou que o NABU realizou buscas na casa do ex-ministro de Energia e atual ministro da Justiça Herman Halushchenko, além da empresa estatal Energoatom.
A mídia local relatou que agentes do NABU também cumpriram mandados de busca contra o empresário e aliado de Zelensky Timur Mindich, que teria deixado o país antes da operação.
Nesta semana, o órgão apresentou acusações contra sete integrantes da organização criminosa envolvida no esquema de corrupção no setor energético, incluindo Mindich. O ex-vice-primeiro-ministro da Ucrânia Aleksei Chernyshev também é investigado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала