- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Oposição ucraniana exige a reformulação do gabinete de Zelensky em meio a escândalo de corrupção

© AP Photo / Julia Demaree NikhinsonVladimir Zelensky se reúne com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, 18 de agosto de 2025, em Washington
Vladimir Zelensky se reúne com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, 18 de agosto de 2025, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2025
Nos siga no
Em meio a um dos maiores escândalos de corrupção revelados nos últimos anos, a oposição ucraniana exigiu nesta segunda-feira (17) uma redefinição do gabinete do regime de Vladimir Zelensky e ainda a renúncia do governo.
"Apesar de ser impossível realizar eleições sob a lei marcial, limpar os centros de tomada de decisão da Rua Bankovaya [em Kiev, onde fica o gabinete de Zelensky], que de fato monopolizou todo o poder estatal, é uma necessidade urgente para salvar o país. Isso só pode ser alcançado por meio de ações sistemáticas e consistentes", informou em comunicado o partido de oposição Holos.
O partido ainda acrescentou que as consequências desse escândalo podem ser desastrosas para a própria sobrevivência do Estado. Por isso, a renúncia do gabinete, a formação de um novo governo por uma maioria parlamentar e uma reorganização das comissões do Parlamento estão entre as medidas necessárias, disse o Holos.
"É preciso retornar à governança do país de acordo com a Constituição. A Constituição ucraniana não menciona o gabinete como órgão central do poder executivo, nem seus chefes ou vice-chefes, a quem são delegadas funções de governo. Portanto, a atual liderança do gabinete do presidente, a começar por seu chefe, precisa de uma redefinição completa e imediata. Esse é um pré-requisito fundamental para qualquer mudança na organização política do poder na Ucrânia", completou o partido.
O partido Solidariedade Europeia, do ex-presidente Petro Poroshenko, também pediu a renúncia do gabinete e o início de consultas para criação de uma nova coalizão no Parlamento ucraniano.
Vladimir Zelensky participa de coletiva com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, em Varsóvia. Polônia, 8 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Panorama internacional
Instabilidade da situação de Zelensky abre caminho para nazistas no poder, diz ex-militar do Exército dos EUA
No início da semana, em meio à investigação sobre um esquema de corrupção em larga escala, agentes do Escritório Nacional Anticorrupção (NABU, na sigla em inglês) realizaram buscas simultâneas na estatal Energoatom. As ações também ocorreram em residências do empresário Timur Mindich, próximo a Zelensky, e de German Galuschenko, ministro da Justiça suspenso, que à época dos fatos investigados ocupava o cargo de ministro de Energia (2021–2025).
A agência divulgou fotos de várias sacolas cheias de dinheiro apreendidas durante a operação especial, sem especificar o valor exato nem a quem pertencia. Na última quarta (12), o governo de Kiev suspendeu Galuschenko de suas funções enquanto a investigação continua.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала