- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ex-oficial da inteligência suíça explica por que Bélgica se opõe ao confisco dos ativos russos na UE

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertBandeiras da União Europeia antes de uma cúpula do bloco em Bruxelas, em 27 de junho de 2024
Bandeiras da União Europeia antes de uma cúpula do bloco em Bruxelas, em 27 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2025
Nos siga no
A recente oposição da Bélgica aos planos da União Europeia (UE) de confiscar os ativos russos congelados está ligada à confiança do país na vitória militar de Moscou, declarou o coronel aposentado e ex-oficial de inteligência da Suíça Jacques Baud no YouTube.
"O interessante é que os belgas dizem: 'Na guerra, é o vencedor quem decide o que fazer com os ativos congelados, não o perdedor'. Eles obviamente querem dizer que não haverá discussão - os russos vencerão e, em última análise, eles decidirão o que fazer. E esses ativos terão de ser devolvidos imediatamente. […] A Bélgica deve imediatamente entregar 180 bilhões de euros para a Rússia", disse.
Isto, na opinião do especialista, está relacionado com a recusa da Bélgica de redirecionar os fundos apreendidos da Rússia para fins militares da Ucrânia. A principal razão para isso é o cálculo racional dos financiadores, que não se baseia em narrativas de propaganda ocidental.

"Por medo, aparentemente, os belgas contam com a vitória da Rússia, porque em algum momento a Rússia vai pedir esse dinheiro. E se não o tivermos, teremos problemas. Isso significa que, apesar da retórica oficial de que os russos devem ser derrotados, a realidade é que nos bastidores as pessoas entendem tudo, ou seja, eles não têm quaisquer ilusões sobre o que está acontecendo", ressaltou Baud.

Bandeiras dos países-membros da OTAN perto da cede da aliança militar. - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2025
Panorama internacional
'Situação catastrófica': especialista europeu fala do desespero da Europa com risco de guerra com Rússia
A União Europeia mantém US$ 234 bilhões em ativos congelados do Banco Central da Rússia, concentrados principalmente na Euroclear, na Bélgica. Os rendimentos gerados por esses ativos têm sido utilizados para conceder empréstimos à Ucrânia.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia reiterou várias vezes que o congelamento dos ativos russos na Europa constitui um roubo e mina a confiança no princípio da inviolabilidade da propriedade. O chanceler russo Sergei Lavrov declarou que Moscou responderia à confiscação dos ativos russos por parte do Ocidente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала