- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'É melhor se render', afirma soldado ucraniano capturado

© Sputnik / Sergey Bobylev / Acessar o banco de imagensUma equipe de obuseiro Giatsint-B realiza operações de combate no setor de Kupyansk da frente de batalha, em novembro de 2025
Uma equipe de obuseiro Giatsint-B realiza operações de combate no setor de Kupyansk da frente de batalha, em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2025
Nos siga no
Um quinto dos soldados de sua unidade abandonou o posto antes dos combates, relatou um militar ucraniano capturado pelas forças russas perto de Krasnoarmeisk, identificado como Nikolai Babchuk.
O militar contou que tentou fugir de Krasnoarmeisk junto com dois colegas, que acabaram mortos. Ele decidiu se render.
Antes de ser mobilizado, trabalhava como paisagista. De acordo com seu relato, foi detido pelas autoridades de um centro local de recrutamento militar quando voltava para a cidade.

"No centro local de recrutamento, nos mantinham amarrados, não davam água nem comida. Ninguém sabia para onde estavam nos levando. Nos tratavam como lixo", afirmou.

Vladimir Zelensky fala durante uma coletiva de imprensa em Kiev, Ucrânia, terça-feira, 25 de março de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2025
Operação militar especial russa
Jornalista explica por que Zelensky pode não sobreviver ao conflito com ultranacionalistas na Ucrânia
Babchuk também descreveu as condições de combate e o abastecimento precário. Disse ter permanecido cerca de um mês e meio em posições avançadas, aonde o suprimento chegava apenas uma vez por semana.

"Jogavam biscoitos e água de avião, e depois tínhamos que procurar pelos campos, como se fossem cogumelos", relatou.

Segundo ele, os militares não recebiam respostas sobre possíveis rotações. O prisioneiro aconselhou outros militares ucranianos a se renderem.
Soldados ucranianos da 3ª Brigada da Força-Tarefa Spartan participam de exercícios de treinamento tático e médico na região de Carcóvia, 22 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2025
Operação militar especial russa
Exército da Ucrânia é incapaz de manter o front apesar da mobilização forçada, aponta jornal

"De lá vocês não vão conseguir sair. É melhor se renderem e continuarem vivos. Pelo menos vão alimentar vocês, tratar como seres humanos. Não vão passar fome", disse.

Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que as forças ucranianas não são mais capazes de realizar ações ofensivas, se concentrando apenas na defesa das posições que ainda controlam, com o apoio de suas tropas mais experientes.
Já no final de agosto, o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, destacou que as forças ucranianas tentaram retardar o avanço russo durante a primavera e o verão europeu, mas sofreram perdas colossais. Segundo ele, a iniciativa estratégica na zona da operação militar especial pertence inteiramente a Moscou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала