- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia norte-americana enaltece Brasil: 'Desafiou Trump e venceu'

© Foto / Ricardo Stuckert / Palácio do PlanaltoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à dir.), em outubro de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à dir.), em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2025
Nos siga no
O The New York Times, uma das publicações norte-americanas mais relevantes, publicou um artigo nesta segunda-feira (24) no qual destaca uma suposta vitória da democracia brasileira diante da ofensiva dos Estados Unidos nos últimos meses, norteada pelo tarifaço.
Com título "Brasil desafiou Trump e venceu", Jack Nicas, que atuava como correspondente do jornal em território brasileiro, inicia o texto falando sobre como o presidente republicano reagiu ao descobrir que Jair Bolsonaro havia sido preso: "Uma pena".
Em seguida, Nicas continua destacando que este tom é bem diferente do utilizado meses antes por Donald Trump, que enviou uma carta ao governo brasileiro exigindo que as autoridades do país retirassem as acusações contra Bolsonaro.
"O Sr. Trump impôs tarifas de 50% sobre as importações brasileiras e sanções a um ministro do Supremo Tribunal Federal para tentar evitar que o Sr. Bolsonaro — um político de direita às vezes chamado de Trump dos Trópicos — fosse preso. Cinco meses depois, o Sr. Trump praticamente admitiu a derrota."
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o encerramento do encontro empresarial Brasil-Moçambique - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2025
Notícias do Brasil
Lula diz que o Brasil caiu em 'sono profundo' nos últimos anos e se afastou do continente africano
Além de o ex-presidente brasileiro ter sido preso, na última semana os Estados Unidos retiraram as tarifas de 50% de produtos exportados pelo Brasil, como café e carne bovina.
"Sua intervenção no Brasil foi uma tentativa extraordinária de influenciar o caso jurídico mais importante de um aliado em décadas, utilizando algumas das ferramentas mais poderosas à sua disposição. Mas as instituições brasileiras o ignoraram completamente. A aparente capitulação do Sr. Trump demonstra que seus esforços foram basicamente em vão."
O artigo também menciona Eduardo Bolsonaro, a quem classifica como "um dos mais proeminentes membros do Congresso do Brasil e potencial sucessor político do pai", que agora está enfrentando acusações por fazer lobby nos Estados Unidos para tentar inocentar o pai.
"Quando o Sr. Trump interveio, o Sr. Bolsonaro foi visto como um grande vencedor. Agora está claro que ninguém envolvido perdeu mais."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала