- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, é condenado a 11 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

© AP Photo / Martin MejiaPedro Castillo dá entrevista coletiva no palácio presidencial em Lima, Peru, em 11 de outubro de 2022
Pedro Castillo dá entrevista coletiva no palácio presidencial em Lima, Peru, em 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2025
Nos siga no
O Judiciário do Peru condenou nesta quinta-feira (27) o ex-presidente de esquerda Pedro Castillo a 11 anos e meio de prisão por rebelião e conspiração contra o Estado no final de 2022, quando tentou, sem sucesso, dissolver o Congresso e assumir amplos poderes.
A sentença de Castillo ocorre um dia depois de outro ex-presidente, Martin Vizcarra, ter sido condenado a 14 anos de prisão após ser considerado culpado de aceitar subornos anos antes de assumir o cargo.
Castillo, já estava detido e foi destituído do cargo em dezembro de 2022, após tentar dissolver o Congresso. A medida desencadeou violentos protestos contra o governo que o substituiu e deixou dezenas de mortos, principalmente em regiões mais pobres onde ele tinha maior apoio.
A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chega em casa após ser libertada da prisão. Lima, 30 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2025
Notícias do Brasil
Ex-primeira-dama do Peru recorre ao STF para continuar no Brasil e não ser presa
Os nomes de Castillo e Vizcarra se juntam a uma lista crescente de ex-líderes presos no país sul-americano, que já colocou cinco ex-presidentes atrás das grades. O Peru teve seis presidentes desde 2018, devido a uma série de impeachments e renúncias, frequentemente motivados por escândalos de corrupção.
Após a destituição de Castillo, sua então vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu o poder. Ela foi destituída no início de outubro, depois que o Congresso a declarou "moralmente inapta" para governar.
Boluarte foi substituída por José Jeri, que deverá completar o mandato presidencial até julho de 2026. As eleições presidenciais do Peru estão marcadas para abril de 2026.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала