- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nicolás Maduro reage a Trump e fala em 'emancipação dos povos oprimidos'

© AP Photo / Ariana CubillosO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante comício em Caracas, Venezuela, em novembro de 2025
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante comício em Caracas, Venezuela, em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2025
Nos siga no
Após o presidente dos EUA, Donald Trump, declarar o espaço aéreo da Venezuela "totalmente fechado", Nicolás Maduro fez uma defesa enfática do patriotismo em mensagem divulgada no próprio canal do Telegram, neste sábado (29).
"Temos uma história gloriosa e única; fomos livres porque estivemos unidos sob um único comando. Tenham absoluta certeza de que os tempos da Pátria Grande voltarão, mais cedo ou mais tarde, para brilhar e assegurar a emancipação dos povos oprimidos", disse o presidente venezuelano.

Mais cedo, o norte-americano advertiu "companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas" sobre a medida, sem dar maiores detalhes da medida.

A declaração ocorreu em um contexto de crescente presença militar americana na região sob o pretexto da luta contra o narcotráfico e as ameaças ao país caribenho.
Em Caracas tem sido apontado repetidamente que Washington usa o narcotráfico como pretexto, e que seu verdadeiro objetivo é mudar o poder na Venezuela e obter o seu petróleo.
Manifestante segura placa com os dizeres em espanhol Eles atacam por petróleo, durante marcha convocada pelo governo em apoio à estatal petrolífera PDVSA, em Caracas. Venezuela, 31 de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2025
Notícias do Brasil
Análise: fragmentação na América Latina impede união em defesa da Venezuela ante ameaças dos EUA

Agressão ilegal e arbitrária

Vladimir Padrino López, ministro da Defesa venezuelano, também comentou a declaração do presidente norte-americano sobre o fechamento do espaço aéreo do país.

"Essa ameaça do governo dos Estados Unidos é uma agressão ilegal e arbitrária, contrária ao direito internacional, que visa violar a soberania absoluta do nosso espaço aéreo. Nenhuma potência estrangeira tem autoridade para interferir, bloquear ou condicionar as decisões soberanas da Venezuela."

Padrino López também pediu "à comunidade internacional que condene esse ato hostil que ameaça a paz do Caribe e da América do Sul". Ele afirmou ainda que a nação latino-americana "responderá com dignidade, legalidade e a força moral de um povo que jamais permitirá que sua honra seja manchada".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала