- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sanções antirrussas e perda do gasoduto North Stream devastaram economia da Alemanha, diz revista

© AP Photo / Michael SohnUma bandeira nacional da Alemanha tremula em frente ao edifício do Reichstag, sede do parlamento federal alemão Bundestag, em Berlim, Alemanha
Uma bandeira nacional da Alemanha tremula em frente ao edifício do Reichstag, sede do parlamento federal alemão Bundestag, em Berlim, Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Nos siga no
A economia alemã foi completamente devastada pelas sanções antirrussas, escreve a revista norte-americana The National Interest.
"A Alemanha, a economia mais forte, foi completamente eviscerada – não apenas por causa dos efeitos das sanções, mas também por causa da perda do gasoduto North Stream 2 (Corrente do Norte 2), que outrora fornecia gás natural russo para a Europa através da Alemanha e que alimentava o poder industrial de Berlim", frisa o artigo.

A economia alemã está atualmente em recessão, devido, entre outras coisas, aos altos preços da energia motivados pelo corte do fornecimento de gás da Rússia. O PIB da maior economia da Europa em 2024 diminuiu 0,2%, este é o segundo ano consecutivo de declínio, segundo dados do Instituto Federal de Estatística (Destatis). É a primeira vez desde 2002-2003 que se registra no país uma queda por dois anos consecutivos.

Falhas do governo de Merz podem levar ao seu colapso prematuro, aponta relatório - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2025
Falhas do governo de Merz podem levar ao seu colapso prematuro, aponta relatório
Em setembro, a ministra da Economia e Energia da Alemanha, Katherina Reiche, admitiu que a economia alemã, que não cresce desde 2019, está em uma "situação grave". Ela culpou o alto custo de energia e os "muito, muito" altos custos dos funcionários para os empregadores, além dos salários.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала