- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Escritório Anticorrupção da Ucrânia se prepara para divulgar novas gravações com aliado de Zelensky

© AP Photo / Michael Sohn / Acessar o banco de imagensAndrei Yermak, ex-chefe de gabinete de Vladimir Zelensky
Andrei Yermak, ex-chefe de gabinete de Vladimir Zelensky - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2025
Nos siga no
O Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano) está se preparando para divulgar novas gravações de áudio envolvendo Andrei Yermak, ex-chefe de gabinete de Vladimir Zelensky, em meio ao caso de corrupção em andamento, informou uma mídia ucraniana nesta sexta-feira (5).
As novas gravações devem expor o envolvimento de Yermak no esquema de corrupção, e o NABU também se prepara para apresentar acusações contra ele, disseram as fontes à mídia.
O jornal também informou que Yermak visitou o Serviço de Inteligência Estrangeira da Ucrânia hoje, e que documentos podem estar sendo preparados para sua possível travessia da fronteira.
Yermak permaneceu no escritório do serviço por 45 minutos e, após sua saída, o líder do Serviço de Inteligência Estrangeira, Oleg Ivashchenko, convocou o chefe do departamento que lida com esta documentação.
Notas de euro - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2025
Panorama internacional
Mídia ocidental demorou para descobrir corrupção na Ucrânia e na UE, diz ex-deputado italiano
Em 28 de novembro, Yermak renunciou ao cargo de chefe de gabinete de Zelensky após uma operação do NABU, relacionada a um amplo escândalo de corrupção no setor energético ucraniano que envolvia um dos aliados mais próximos de Zelensky, Timur Mindich.
Em 11 de novembro, o NABU indiciou sete membros de uma suposta quadrilha por trás do esquema de corrupção relacionado à energia, incluindo Mindich. Em 13 de novembro, Zelensky impôs sanções a Mindich e a seu principal financiador, o empresário de renome Aleksandr Tsukerman.
O ex-vice-primeiro-ministro ucraniano Aleksei Chernyshov foi preso, e a ministra da Energia, Svetlana Grynchuk, e o ministro da Justiça, German Galushchenko, foram demitidos devido ao envolvimento no escândalo de corrupção, considerado o maior da história da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала