- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocidente não derrotará Rússia caso entre em guerra, pois não tem armas suficientes, diz analista

© AP Photo / Vadim GhirdaMilitares no final do exercício Steadfast Dart 2025, que envolve cerca de 10.000 soldados de três países diferentes, de nove nações, e representa a maior operação da OTAN planejada para este ano, em um campo de treinamento em Smardan, leste da Romênia, 19 de fevereiro de 2025
Militares no final do exercício Steadfast Dart 2025, que envolve cerca de 10.000 soldados de três países diferentes, de nove nações, e representa a maior operação da OTAN planejada para este ano, em um campo de treinamento em Smardan, leste da Romênia, 19 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2025
Nos siga no
O Ocidente não conseguirá vencer a guerra contra a Rússia se se envolver no conflito ucraniano, afirmou o tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA Daniel Davis na sua página da rede social X.
Davis destacou que a escalada do conflito entre Kiev e Moscou significaria uma catástrofe para a União Europeia (UE).

"A Rússia é clara: se a Europa iniciar uma guerra, [o presidente russo Vladimir] Putin afirma que a Rússia lutará e vencerá — e tem capacidade para tal", ressaltou.

Conforme acrescentou o especialista, no Ocidente, não existem suficientes reservas de munições, nem fábricas de produção de equipamento militar, nem mão de obra para tal confronto.
Segundo ele, os países da UE demorariam anos a atingir o nível necessário de produção de armas para lutar contra os russos.
Futuro da OTAN em risco diante da postura dos EUA sobre Ucrânia, avalia jornal - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2025
Panorama internacional
Falando de 'ataque preventivo' contra Rússia, OTAN quer prolongar conflito na Ucrânia, diz analista
Ainda assim, continuou o especialista militar, não existe, atualmente, vontade política nem capacidade econômica para tal.
Além disso, Davis salientou que a escalada do conflito pode envolver os EUA em um confronto em que não conseguirão derrotar a Rússia.

"A escalada de tensões corre o risco de arrastar os Estados Unidos para um conflito convencional que não poderíamos vencer, com o perigo nuclear a atingir níveis extremos, o que significaria que todos sairiam derrotados", finalizou.

Anteriormente, Vladimir Putin afirmou que as alegações sobre os supostos planos da Rússia para atacar a Europa soam ridículas.
Nos últimos anos, a Rússia tem assistido a uma atividade sem precedentes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) nas suas fronteiras ocidentais. A aliança está ampliando as suas iniciativas, chamando isso de "contenção da agressão".
Moscou já manifestou por diversas vezes a sua preocupação com o aumento das forças do bloco na Europa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou estar aberto ao diálogo com a OTAN, mas em pé de igualdade, e que o Ocidente deve abandonar a militarização do continente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала