- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo está de mãos atadas contra o crime por falta de dinheiro, afirma Lewandowski

© Tom Costa / Ministério da JustiçaRicardo Lewandowski, ministro da Justiça, anuncia investimento em presídios federais, no Palácio da Justiça. Brasília (DF), 15 de fevereiro de 2024
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, anuncia investimento em presídios federais, no Palácio da Justiça. Brasília (DF), 15 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2025
Nos siga no
O principal obstáculo para o combate ao crime organizado no Brasil é falta de dinheiro, afirmou, nesta terça-feira (9), o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado.

"A resposta para essa questão é, me perdoem o modo mais incisivo de colocar-: dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Sem dinheiro não se faz segurança pública", respondeu ele a parlamentares ao ser questionado sobre o maior desafio para atacar o tráfico de drogas. "Estamos de mãos amarradas, estamos de mãos absolutamente amarradas".

Ele defendeu a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para garantir verbas permanentes.
Para ele, o valor do fundo de R$ 2,4 bilhões deste ano, devido a contingenciamentos de quase meio bilhão, é muito pouco para a missão: "Isso não é nada", ressaltou. "Sem uma verba perene e substantiva para a segurança pública não é possível enfrentar o crime organizado, que está organizado e o Estado não está organizado, lamentavelmente"
Ricardo Lewandowski - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2025
Notícias do Brasil
Em meio a críticas de governadores, Lewandowski diz que PEC da Segurança é 'início da solução'
Desde 2023, o orçamento da União tem limite de gastos impostos pelo Arcabouço Fiscal, o que vem cortando investimentos em diversas áreas, inclusive da segurança pública. Apesar da falta de recursos, ele comemorou o fato do atual governo conseguir desmantelar esquemas do crime organizado do "andar de cima".
"Talvez nunca tenha havido tantas operações com tanto sucesso, e que deixaram de focar nas camadas mais humildes da população, e foram buscar aquilo que se chama do andar de cima. A operação contra as fraudes do INSS, contra o sistema financeiro, a Carbono Oculto", declarou Lewandovski. "Em todo o país, estamos batendo recordes em termos de prisões, mandados de busca e apreensão, em descapitalização do crime organizado”, afirmou.
O ministro também citou o projeto de lei (PL) Antifacção e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública que tramitam no Congresso Nacional como mecanismos relevantes para aumentar a segurança no país.
A PEC da Segurança Pública propõe integrar todas as polícias e forças de segurança brasileiras, criando o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e o compartilhamento de informações.
No plano internacional, ele lembrou que o Brasil assinou somente neste ano 12 acordos de cooperação e é o terceiro país de fora da Europa a integrar a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol).
Esses acordos, segundo ele, são fundamentais para lidar com a internacionalização cada vez maior do crime organizado:

"É um fenômeno que preocupa tanto quanto o aquecimento global, a corrida por armas nucleares. Ouvimos falar de máfia chinesa, russa, latino-americana... Transcendeu as fronteiras nacionais e, do ponto de vista de sua natureza, mudou completamente", completou ele.

Novas convocações da CPI

Os senadores aprovaram a convocação do deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Bacellar, preso pela Polícia Federal (PF) nesta semana sob alegação de ter vazado informações de operação sigilosa relacionada a crime organizado.
O colegiado ainda deve ouvir o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa.
A CPI funcionará até abril de 2026 para investigar as organizações criminosas e propor alterações legislativas para combatê-las.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала