- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Nos chamaram de instrumento de propaganda', diz Lavrov sobre bloqueio da Sputnik e RT na Europa

© Sputnik / Georgy SysoevPaíses do Sul Global demonstram interesse crescente em cooperar com Donbass e Novorossiya, diz Lavrov
Países do Sul Global demonstram interesse crescente em cooperar com Donbass e Novorossiya, diz Lavrov - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2025
Nos siga no
O fortalecimento das relações com os países da América Latina e do Caribe continua sendo uma prioridade da política externa da Rússia, declarou nesta quarta-feira (10) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante a sessão do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo).
Lavrov apontou que hoje em dia, o Brasil, parceiro estratégico de Moscou na região e no mundo, preside com sucesso o BRICS.
Ao mesmo tempo, o chanceler russo elaborou sobre os acordos estratégicos com outros países-parceiros na região.

"Em novembro, entrou em vigor o Acordo de Parceria Estratégica e Cooperação com a Venezuela. A confirmação da parceria estratégica com a Nicarágua ocorreu após a liderança sandinista ter reconhecido as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como as regiões de Zaporozhie e Kherson, como partes inalienáveis da Rússia", ressaltou.

O que está acontecendo nas negociações sobre a paz na Ucrânia?

Segundo Lavrov, Moscou e Washington acordaram continuar trabalhando na resolução do conflito ucraniano.

"O presidente [Donald Trump] foi o único entre todos os líderes ocidentais que, logo após a sua chegada à Casa Branca em janeiro, começou a demonstrar compreensão pelas razões que tornaram a guerra na Ucrânia inevitável", destacou.

Lavrov salientou também que as propostas do enviado especial norte-americano, Steve Witkoff, que se deslocou recentemente a Moscou, referem a necessidade de garantir os direitos das minorias étnicas e a liberdade religiosa na Ucrânia.
Microfone com logotipo da agência de notícias Sputnik - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2025
Panorama internacional
Presidente do Parlamento Europeu considera proibir acesso local aos sites da RT e da Sputnik

Caça às bruxas: Lavrov sobre o bloqueio da Sputnik e RT no Ocidente

Lavrov falou ainda sobre a perseguição à mídia russa, como a agência de notícias Sputnik e o RT, e sobre a russofobia na Europa. Chanceler russo afirmou que a reação contra a mídia russa começou muito antes da Ucrânia, apontando para a recusa da França em reconhecer a Sputnik e o RT como mídia.
Neste contexto, Lavrov enfatizou que os políticos ocidentais acusam o RT e a Sputnik de mentir e distorcer os fatos, sem apresentarem um único exemplo baseado em informações confiáveis.
Bandeiras da União Europeia junto da sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, 15 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2025
Panorama internacional
Europa cria ameaça à sua própria existência ao tentar desgastar a Rússia, diz analista turco

Política agressiva dos países europeus

Falando sobre os passos da União Europeia (UE) em relação a Moscou, o chanceler russo apontou que Bruxelas continua alimentando a ilusão de que a Rússia pode ser derrotada.
Neste contexto, Lavrov recordou as palavras do presidente russo, Vladimir Putin, que salientou que a Rússia não pretende entrar em guerra com a Europa.
Ao mesmo tempo, o ministro advertiu que Moscou responderá a quaisquer medidas hostis, incluindo o envio de contingentes militares europeus para a Ucrânia ou a expropriação de ativos russos.
Além disso, ele destacou que Bruxelas está travando artificialmente o processo de resolução diplomática, como também referiu Trump.

"A Europa tenta incitar o autoproclamado líder ucraniano e os membros do seu regime a não cessarem a guerra até ao último ucraniano. Atualmente, esta carga ideológica é influenciada por considerações financeiras, visto que, para além de roubarem à Rússia e confiscarem as nossas reservas de ouro e moeda estrangeira, violando as normas do direito internacional e comercial, não têm outras fontes de financiamento", concluiu.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала