- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Camboja e Tailândia precisam de mediador para resolver o conflito a longo prazo, acredita analista

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensCrise Camboja × Tailândia: fruto do colonialismo francês e reflexo da 'disrupção da ordem internacional'
Crise Camboja × Tailândia: fruto do colonialismo francês e reflexo da 'disrupção da ordem internacional' - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2025
Nos siga no
Profundas contradições e a falta de um mediador forte entre Camboja e Tailândia tornam improvável uma solução de longo prazo para o conflito de fronteira, disse à Sputnik o especialista do Clube Valdai de Discussões Internacionais, Aleksandr Korolev.
O especialista supôs que o cessar-fogo entre Camboja e Tailândia pode ser alcançado de forma rápida e fácil, mas a resolução do conflito a longo prazo representa uma tarefa difícil devido às contradições profundas entre as partes.

"O resultado mais provável dos eventos é um cessar-fogo rápido, e não necessariamente por meio de mediação, mas simplesmente porque os países deixarão de fazer isso. No entanto, em breve esse problema [dos territórios fronteiriços] pode se incendiar novamente", disse o analista.

Segundo o especialista, o atual confronto militar não é o último, pois, por um lado, os países têm contradições profundas e muito graves que não podem ser resolvidas em pouco tempo e, por outro, o acordo de paz concluído na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), no final de outubro, não tem força legal adequada.
"Este não é um tratado de paz de pleno direito, é, na verdade, um memorando de entendimento sobre um cessar-fogo. Esse acordo não prevê mecanismos e obrigações das partes para a demarcação e delimitação das fronteiras, o que é o principal obstáculo no caminho para normalizar as relações entre os países e uma solução completa do conflito militar", enfatizou Korolev.
Segundo o especialista, a conclusão de um verdadeiro tratado de paz é improvável devido ao alto nível de desconfiança política entre as partes no conflito, bem como à falta de um mediador forte.
De acordo com a opinião do analista, o papel de mediador deveria ser desempenhado pelos Estados Unidos ou pela China. Ele destacou que ambos os países tentaram intervir para resolver o confronto e até conseguiram levar as partes à mesa de negociações.
No entanto, a tentativa do presidente norte-americano, Donald Trump, fracassou. O analista explicou que o presidente dos EUA tenta resolver problemas pessoais e promover sua "marca de pacificador", mas que, na prática, ele não é um pacificador.
"É improvável que os Estados Unidos, e especificamente Trump, tenham um desejo real de influenciar as partes e finalmente resolver esse conflito", acredita Korolev.
A escalada das hostilidades nas áreas fronteiriças da Tailândia e do Camboja ocorreu no fim de semana. Os lados trocaram acusações de violação da trégua, e o lado tailandês realizou um ataque da Força Aérea contra instalações militares.
O primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, anunciou sua disposição de tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e a soberania do país.
Por sua vez, o Ministério da Defesa Nacional do Camboja pediu à comunidade internacional que condene a "violação do acordo de paz" por parte da Tailândia. O acordo representa uma declaração sobre as relações destinada a desescalar o conflito fronteiriço entre os dois países e foi assinado por ambos os lados em 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na presença dos líderes dos Estados Unidos e da Malásia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta quarta-feira (10) que o conflito entre Tailândia e Camboja, que ele havia parado, voltou a explodir e prometeu resolver tudo novamente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала