- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil passa a presidência do BRICS para a Índia

© Foto / Via BRICS BrasilBrasil passa a presidência do Brics para a Índia, 12 de dezembro de 2025.
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia, 12 de dezembro de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2025
Nos siga no
A transmissão formal da presidência do BRICS para a Índia, com a entrega do martelo pelo sherpa do Brasil, embaixador Mauricio Lyrio, ao sherpa indiano, embaixador Sudhakar Dalela, no encerramento da 4ª Reunião de Sherpas do grupo, nesta sexta-feira (12), no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Sudhakar Dalela se comprometeu em levar adiante a agenda coletiva apresentou as prioridades da presidência do BRICS para 2026, que estarão estruturadas em quatro eixos: resiliência, inovação, cooperação e sustentabilidade:
"Nossa presidência permanecerá guiada pelos princípios fundamentais de continuidade, consolidação e consenso, enquanto permanece responsiva aos desenvolvimentos globais emergentes e às prioridades em evolução do Sul Global", disse.
O encontro, que durou dois dias, debateu o balanço da presidência brasileira em seis áreas-chave: Cooperação Global em Saúde; Mudança do Clima; Comércio, Investimento e Finanças; Arquitetura Multilateral para a Paz e Segurança; Governança da Inteligência Artificial; e Desenvolvimento Institucional.
Líderes do BRICS caminhando em direção da foto oficial do evento, no Rio de Janeiro, Brasil. 6 de junho de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2025
Panorama internacional
Influência crescente do BRICS diminui liderança do Ocidente no sistema econômico global, afirmam analistas
As resoluções já acordadas na presidência brasileira que ganharão continuidade serão o desenvolvimento de sistemas de redução de desastres climáticos , a cooperação para o uso equitativo de Inteligência Artificial , o compartilhamento de saberes científicos e de pesquisa, entre outros.
Além disso, terão seguimento os debates políticos de relevância para o Sul Global, que guiaram a presidência brasileira do Brics: governança global mais inclusiva e diversa e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Apesar da transmissão oficial da presidência do Brics para a Índia ter ocorrido, o Brasil segue à frente do agrupamento até 31 de dezembro de 2025.
Na próxima semana será realizado um último workshop sobre segurança, com a participação do embaixador Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais da Presidência da República.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала