https://noticiabrasil.net.br/20251212/forca-aerea-dos-eua-sera-calcanhar-de-aquiles-em-eventual-guerra-com-china-alerta-midia-americana-46020643.html
Força Aérea dos EUA será 'calcanhar de Aquiles' em eventual guerra com China, alerta mídia americana
Força Aérea dos EUA será 'calcanhar de Aquiles' em eventual guerra com China, alerta mídia americana
Sputnik Brasil
A frota aérea de transporte dos EUA é altamente envelhecida e obsoleta e, por isso, pode se tornar um "calcanhar de Aquiles" dos EUA, caso ocorra uma guerra... 12.12.2025, Sputnik Brasil
2025-12-12T13:08-0300
2025-12-12T13:08-0300
2025-12-12T13:08-0300
panorama internacional
força aérea
estados unidos
business insider
the telegraph
indo-pacífico
defesa
obsoleto
força aérea dos eua
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/0b/16/31611472_0:0:1104:622_1920x0_80_0_0_7cc5db084c364907d15dd45269c61e62.jpg
Em uma eventual guerra entre a China e os EUA, a Força Aérea norte-americana colocará as suas aeronaves em toda a região do Indo-Pacífico e poderá realizar operações de larga escala.Mas essa tática de sobrevivência pode ser descartada somente devido a um pequeno problema. A dispendiosa frota aérea de transporte da Força Aérea dos EUA é altamente envelhecida e obsoleta. A tal ponto que seus aviões de transporte podem fracassar em garantir transportação e abastecimentos vitalmente necessários para as tropas operativas.Assim, o coronel aposentado da Força Aérea dos EUA Robert Owen, que pilotou aeronaves de transporte C-130 durante 28 anos, argumenta que o tamanho e a condição atuais da frota de transporte aéreo podem não atender à demanda potencial do tempo de guerra.De acordo com o analista, os militares dos EUA dependem fortemente de C-17, aviões convertidos e helicópteros para transportar carga, reabastecer aeronaves e mover pessoas entre teatros de guerra. Mas muitos desses aviões têm décadas e estão gradualmente se tornando obsoletos, explica Owen.O coronel aposentado destacou que a obsolescência dos aviões de transporte da Força Aérea dos EUA é um problema sério, especialmente porque os EUA estão cada vez mais se concentrando em ameaças tão sérias como a Rússia ou a China.Os autores do artigo ressaltam que esses são apenas alguns dos desafios enfrentados pela Força Aérea, que encolheu e envelheceu nas décadas desde o fim da Guerra Fria, além de passar por dificuldades no combate ao terrorismo e conflitos insurgentes.Ontem (11), o jornal The Telegraph divulgou a informação sobre a vulnerabilidade da frota naval dos EUA perante as Forças Armadas da China. Em particular, tratou-se de outro relatório, Overmatch Brief, segundo o qual o porta-aviões mais moderno dos EUA, USS Gerald R. Ford, que custou investimentos colossais, pode ser facilmente destruído por mísseis hipersônicos chineses.
https://noticiabrasil.net.br/20251211/china-derrotaria-eua-em-eventual-guerra-por-taiwan-apenas-usando-misseis-hipersonicos-afirma-midia-45979370.html
estados unidos
indo-pacífico
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/0b/16/31611472_191:0:1020:622_1920x0_80_0_0_a55a877eb93f997260f735facd9e98e4.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
força aérea, estados unidos, business insider, the telegraph, indo-pacífico, defesa, obsoleto, força aérea dos eua
força aérea, estados unidos, business insider, the telegraph, indo-pacífico, defesa, obsoleto, força aérea dos eua
Força Aérea dos EUA será 'calcanhar de Aquiles' em eventual guerra com China, alerta mídia americana
A frota aérea de transporte dos EUA é altamente envelhecida e obsoleta e, por isso, pode se tornar um "calcanhar de Aquiles" dos EUA, caso ocorra uma guerra com uma grande potência, alerta o site estadunidense Business Insider.
Em uma eventual guerra entre a China e os EUA, a Força Aérea norte-americana colocará as suas aeronaves em toda
a região do Indo-Pacífico e poderá realizar operações de larga escala.
Mas essa tática de sobrevivência pode ser descartada somente devido a um pequeno problema. A dispendiosa frota aérea de transporte da Força Aérea dos EUA é altamente envelhecida e obsoleta. A tal ponto que seus aviões de transporte podem fracassar em garantir transportação e abastecimentos vitalmente necessários para as tropas operativas.
Assim, o coronel aposentado da Força Aérea dos EUA Robert Owen, que pilotou aeronaves de transporte C-130 durante 28 anos, argumenta que o tamanho e a condição atuais da frota de transporte aéreo podem não atender à demanda potencial do tempo de guerra.
"Em um conflito paritário, a frota de transporte aéreo pode não ser suficiente para atender às necessidades dos serviços em transporte, abastecimento e outras exigências logísticas", alertou Robert Owen.
De acordo com o analista, os militares dos EUA
dependem fortemente de C-17, aviões convertidos e helicópteros para transportar carga, reabastecer aeronaves e mover pessoas entre teatros de guerra.
Mas muitos desses aviões têm décadas e estão gradualmente se tornando obsoletos, explica Owen.
"Há cada vez menos aeronaves à disposição dos Estados Unidos para entregar pessoal e equipamentos para a batalha, e as que existem não são uma variedade adequada para a guerra de alto nível", afirma o texto.
O coronel aposentado destacou que a obsolescência dos aviões de transporte da Força Aérea dos EUA é um problema sério, especialmente porque os EUA estão cada vez mais se concentrando em ameaças tão sérias como a Rússia ou a China.
"A Força Aérea não adquiriu um número significativo de aeronaves capazes de operar no nível mais básico desse requisito, a entrega de equipamentos e suprimentos militares em aeródromos avançados curtos e com cobertura mal pavimentada, e não divulgou publicamente planos a esse respeito. Os orçamentos não são projetados para tal crescimento da missão", concluiu o coronel.
Os autores do artigo ressaltam que esses
são apenas alguns dos desafios enfrentados pela Força Aérea, que
encolheu e envelheceu nas décadas desde o fim da Guerra Fria, além de passar por
dificuldades no combate ao terrorismo e conflitos insurgentes.
"Altos líderes militares, ex-funcionários e especialistas da Força Aérea alertaram que, enquanto os Estados Unidos estão lutando com frotas decrescentes e com reduzida prontidão de combate, a Força Aérea da China está se expandindo e se modernizando rapidamente", resume o texto.
Ontem (11),
o jornal The Telegraph divulgou a informação sobre a vulnerabilidade da frota naval dos EUA
perante as Forças Armadas da China. Em particular, tratou-se de outro relatório,
Overmatch Brief, segundo o qual o porta-aviões mais moderno dos EUA,
USS Gerald R. Ford, que custou investimentos colossais, pode ser facilmente destruído
por mísseis hipersônicos chineses.Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).