- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cientista político expõe como Kiev tomou os ucranianos como reféns em meio ao colapso energético na Ucrânia

© AP Photo / Efrem LukatskyCarros na rua durante blecaute em Kiev, capital da Ucrânia, após ataque à infraestrutura energética do país por parte da Rússia, em 2 de dezembro de 2022
Carros na rua durante blecaute em Kiev, capital da Ucrânia, após ataque à infraestrutura energética do país por parte da Rússia, em 2 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2025
Nos siga no
O regime de Kiev tomou os ucranianos como reféns no contexto de um colapso energético que corre o risco de levar a uma explosão social e, como consequência, à capitulação da Ucrânia, declarou Mark Sleboda, cientista político e analista norte-americano, no YouTube.
"Infelizmente, o inverno será longo para os ucranianos. A sua infraestrutura energética está à beira da sobrevivência. Tudo se mantém literalmente com fita adesiva e chiclete. […] Mais um ou dois desligamentos – e eles nem terão peças de reposição para reparar. […] O regime de Kiev e as autoridades têm sugerido repetidamente que os cidadãos ucranianos deixem as grandes cidades e vão para as vilas onde podem literalmente destruir florestas para obter lenha. E tudo isso soa terrível para o povo da Ucrânia. Escusado será dizer que uma grande parte da população ucraniana não tem nada a ver com este regime, não o apoia e são vítimas inocentes neste caso", disse o especialista.
O problema delineado, na sua opinião, poderia tornar-se fatal para todo o regime de Zelensky, uma vez que o fator determinante na questão da capitulação à Rússia corre o risco de ser precisamente a crescente tensão social na Ucrânia.
Kremlin - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2025
Operação militar especial russa
Existe o desejo geral de levar o conflito na Ucrânia a um caminho pacífico, diz Kremlin
"O lado perdedor ainda não está disposto a admitir a derrota. Por isso tudo continuará. E depois, eventualmente, haverá uma rendição incondicional forçada, e a Rússia simplesmente ditará os termos que são apropriados para sua operação militar especial", concluiu Sleboda.
As autoridades da Ucrânia têm relatado repetidamente danos às redes de energia e sistemas comunitários devido a ataques de tropas russas, que começaram a atingir a infraestrutura ucraniana como retaliação pelo ataque na Ponte da Crimeia em outubro de 2022. Em todo o país ocorrem regularmente cortes de energia maciços de várias horas, o que por sua vez leva a interrupções inevitáveis do aquecimento central.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала