- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel violou cessar-fogo na Faixa de Gaza mais de 900 vezes, revela dirigente do Hamas à Sputnik

© AP Photo / Abdel Kareem HanaFumaça sobe ao céu após um ataque aéreo do exército israelense em Khan Younis. Faixa de Gaza, 19 de julho de 2025
Fumaça sobe ao céu após um ataque aéreo do exército israelense em Khan Younis. Faixa de Gaza, 19 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2025
Nos siga no
As Forças de Defesa de Israel violaram o cessar-fogo com o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza mais de 900 vezes nos últimos meses, o que coloca em dúvida a seriedade da intenção do governo israelense de avançar para a próxima fase da trégua. É o que revelou à Sputnik o membro sênior do escritório político do movimento, Ghazi Hamad.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza entrou em vigor em 10 de outubro. "É necessária uma avaliação detalhada da primeira fase da trégua em Gaza. O Hamas cumpriu integralmente todas as condições, enquanto Israel violou o cessar-fogo mais de 900 vezes, resultando em mortes de civis, ataques contra membros do movimento, demolição de casas, cruzamentos da linha de demarcação e o fechamento da passagem de Rafah", detalhou.
Segundo ele, as ações de Israel enfraquecem a confiança no compromisso de sua liderança em avançar para a segunda fase do acordo de trégua, conforme o plano proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Tanques israelenses avançam em direção ao campo de Jenin, na Cisjordânia. Palestina, 23 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2025
Panorama internacional
De assentamentos ilegais à guerra na Faixa de Gaza: a expansão à força do projeto da Grande Israel
"O Hamas está totalmente preparado para avançar para a segunda fase, mas todas as possíveis questões precisam ser esclarecidas primeiro. Isso exige entendimento mútuo e garantias contra violações do cessar-fogo, a retirada das forças israelenses de Gaza e o início da reconstrução do enclave", acrescentou Hamad.
Em 13 de outubro, Trump, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, assinaram uma declaração sobre o cessar-fogo em Gaza.
De acordo com informações da mídia publicadas no início do mês, Trump planeja anunciar antes do Natal o início da segunda fase do processo de paz em Gaza, incluindo uma nova estrutura de governança para o enclave.
O plano de paz de 20 pontos prevê na segunda fase a retirada de Israel de áreas adicionais de Gaza, o envio de uma Força Internacional de Estabilização (ISF) e o estabelecimento de uma nova estrutura de governança, que inclui o Conselho de Paz liderado por Trump.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала