- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia cobra vontade política dos EUA para suspender bloqueio aéreo entre os países

Nos siga no
A retomada dos voos entre a Rússia e os Estados Unidos já deveria ter ocorrido há bastante tempo, e Moscou espera que Washington demonstre vontade política para suspender o chamado bloqueio aéreo, afirmou Aleksandr Gusarov, diretor do Departamento do Atlântico Norte do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Segundo Gusarov, a questão da reabertura do espaço aéreo foi levantada ainda em fevereiro, durante consultas bilaterais realizadas em Istambul para tratar da eliminação de entraves nas relações entre os dois países.
Ao longo do ano, a Rússia encaminhou às autoridades de aviação dos Estados Unidos propostas com um procedimento eficaz para a retomada das operações aéreas.
"Estamos dispostos a iniciar o mais rapidamente possível um diálogo despolitizado e sem pré-condições entre os órgãos competentes dos dois países, a fim de remover os obstáculos técnicos existentes. Esperamos que a parte americana demonstre vontade política suficiente para levantar esse 'bloqueio aéreo', que já perdeu qualquer sentido", afirmou Gusarov.
Encontro dos presidentes da Rússia e dos Estados Unidos no Alasca - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2025
Panorama internacional
Rússia acredita que as relações com os EUA não devem ser vinculadas ao conflito na Ucrânia

Retomada dos negócios na Rússia

Além disso, no início do mês, o chefe da Câmara de Comércio Americana na Rússia (AmCham, na sigla em inglês), Robert Agee, revelou que as empresas norte-americanas querem expandir sua presença no mercado russo
"Levantar a proibição de investimento é a nossa prioridade nº 1. As empresas que permaneceram na Rússia gostariam muito de se expandir, e aquelas que saíram ou ainda não retornaram [ao mercado russo] gostariam de ter essa oportunidade no futuro", disse Agee ao jornal Izvestia.
Ao mesmo tempo, ele observou os sinais positivos que começaram a aparecer após a mudança de poder na Casa Branca. Segundo Agee, a Câmara de Comércio Americana na Rússia vê a vontade de estabelecer um diálogo, e isso os deixa muito satisfeitos.
Agee acha que o presidente dos EUA, Donald Trump, é "uma marca tão bacana como o Trump-empresário". O chefe da AmCham espera que "o Trump-presidente ouça o Trump-empresário e faça tudo para que a política não prejudique os negócios".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала